Adivinhem lá o meu nome

CapaLivroPág.Crianças28Jun

Um livro em forma de adivinha que convida o leitor a descobrir o nome de uma menina. Ser-lhe-ão dadas várias pistas, quer no texto quer nas ilustrações, para que a criança, com a ajuda de um adulto, desvende o nome misterioso. Dicas que remetem para a natureza, para a cor verde, falam de nascimento, saúde, respeito pelos mais velhos e a vida em família.

Inspirado no poema Esperança, do poeta brasileiro Mário Quintana, o texto é construído em rimas simples e as nove letras que constituem o nome estão escondidas sequencialmente em nove páginas duplas. Uma das pistas: “Não perguntes aos crescidos/ Esquecem sempre esta dança/ Este nome canta e brinca/ E até rima com criança.”

A autora criou actividades imaginativas para quem abrir o livro: construir um pop-up, que é um arco-íris, seguir um mapa do tesouro e ainda usar um espelho para ler as duas frases escritas “ao contrário” nas guardas finais. Uma minicaderneta de cromos pode ser preenchida com selos disponíveis no blogue O Meu Nome É.

Rita Correia, que nesta obra recorre a colagens, desenho e pintura, faz animações de leitura do livro, em que mostra um puzzle gigante resultante da ligação de todas as ilustrações, acompanhada de música e canções. Uma ideia muito completa e feliz.

O Meu Nome É…
Texto e ilustração Rita Correia
Edição De autor
30 págs,. 11,50€

(Texto divulgado na edição  de 28 de Junho do Público, na página Crianças.)

capa verniz

No blogue do livro, Rita Correia explica este mistério que a capa esconde e que aqui se consegue ver, numa foto assinada pela autora.

Um pormenor que só se vê quando brilha na luz! (…) Uma palavra que não está lá, mas está… quando brilha. Um detalhe que faz toda a diferença e que funciona como um verdadeiro tesouro a descobrir.”

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>