Escrever e desenhar em família

capa_Mochila_outline

Um projecto entre pai e filhos (de nove e sete anos) que vale sobretudo por isso mesmo, no que pode contagiar outras famílias a criar os seus próprios livros. Vale também por ceder os direitos de autor à Associação Coração Amarelo, que promove a solidariedade entre gerações.

São quatro pequenas histórias: O Peixe-Sapato, A Escova Preocupada, A Nuvem e a Baleia e A Mochila Mágica. Os textos foram escritos por Nuno Costa Santos e o seu filho mais velho, Rodrigo. Ao mais novo, Luís, coube a tarefa de ilustrar. Diz-se na contracapa que, “durante várias tardes, imaginaram personagens e estórias – e desenharam as ilustrações. Houve muitas birras (da parte do pai, claro) mas a viagem chegou ao fim”.

Imaginaram um sapato que se transforma em peixe depois de cair no Oceanário; deram vida a uma escova de dentes que se preocupa com os meninos que têm preguiça de a usar; trocaram a geografia das nuvens e das baleias e inventaram uma mochila que resolve os TPC de quem a transporta.

Um livro genuíno, em que, pelo tom, pelo universo e pelas palavras escolhidas, se percebe a verdadeira participação de crianças. Se tal presença é óbvia no traço infantil das imagens, no texto poderia ter havido a tentação de a erodir. Uma família que está de parabéns. Criou um livro honesto e divertido.

A Mochila Mágica & Outras Estórias
Texto Nuno e Rodrigo Costa Santos
Ilustração Luís Costa Santos
Edição Escritório Editora
36 págs., 9,95€

(Texto divulgado na edição de 7 de Junho do Público, página Crianças.)

Para conhecer a delegação de Lisboa da Associação Coração Amarelo, siga-nos 

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>