Picasso & Van Gogh, segundo Álvaro Magalhães

CapaLivro Pág.Crianças5Abril

Este título, Mexe Esse Rabo Gordo, pá! inaugura a colecção Picasso & Van Gogh, um gato e um cão que moram na casa de uma pintora. O felino vive dentro e o canídeo vive fora, no quintal. Apesar das suas diferenças, até que os dois se dão bem.

Nesta primeira aventura, terão de descobrir onde foi parar o quadro que tem a imagem do pai do Picasso. Um gato também com nome de artista, Matisse, e que sempre lhe dizia: “Mexe esse rabo gordo, pá!” Hão-de descobrir o quadro com a ajuda de um mapa do tesouro, deixado em herança a Picasso. Este irá levá-lo a uma arca cheia de biscoitos de salmão, arenque fumado, cinco tipos de queijos diferentes e outras deliciosas iguarias, à luz do gosto do animal.

Mas o mais importante foi a mensagem de Matisse para o bichano. “Meu filho, deixo-te este pequeno tesouro. (Vê lá, não o comas todo de uma vez!) Espero que tenhas uma vida longa e feliz, cheia de aventura. E lembra-te que o maior tesouro é viver (para quem souber viver a vida como deve ser).”

Álvaro Magalhães tem uma forma muito especial de comunicar com o leitor, combinando humor com sentimentos nobres e levando-o a identificar-se com qualquer uma das suas personagens, seja humano ou bicho.

A expressão plástica de Carlos J. Campos adequa-se bem à narrativa e é muito feliz a opção de os Duas Patas (as pessoas) nunca aparecerem completos. Ora se vê os pés, as mãos ou meia silhueta de costas. Quando Picasso descobre a arca, o tesouro já estava estragado. O de comer. Não o de viver.

Mexe Esse Rabo Gordo, pá!
Texto Álvaro Magalhães 
Ilustração: Carlos J. Campos
Edição Porto Editora
48 págs., 9,90€

(Texto divulgado na edição do Público de 5 de Abril, página Crianças.)

Mexe

Primeiras páginas do livro.

Parem a Terra

O segundo título, também já editado, é este: Parem a Terra Que Eu Quero Sair!

Terra

Uma curta biografia de Álvaro Magalhães pode ser lida aqui. De Carlos J. Campos, não encontrámos, mas temos pena. (As editoras ainda não se habituaram a tratar os ilustradores como autores. Também temos pena.)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>