Ter ou não ter tempo, eis a questão

CapaLivro Pág.Crianças 15Fev.

Para todos nós, um segundo dura um segundo (La Palisse não diria melhor). O que varia é a percepção que temos dele e o aproveitamento que dele fazemos. O avô que Catarina Sobral nos apresenta era relojoeiro, altura em que não tinha tempo. Agora tem. O seu vizinho, o Dr. Sebastião, é que não. Melhor, “não tem tempo a perder”. E até o seu sorriso é apressado.

Têm pouco em comum, embora o meu avô diga que já foi muito parecido com o Dr. Sebastião.” Depois de o tempo passar, terá percebido como passou o tempo. Um livro narrado pela voz de uma criança que vai descrevendo o quotidiano e os interesses do avô por oposição e contraponto aos do seu vizinho. Enquanto isso, as imagens vão-nos mostrando o que é relatado. Por vezes, e intencionalmente, mostra-se “o acelerado” enquanto se discorre sobre “o repousado”. Um jogo que surpreende e diverte o leitor.

Referências artísticas a Almada Negreiros, a Fernando Pessoa, Jacques Tati, Édouard Manet e Andy Warhol não serão percebidas pelas crianças, pelo menos por enquanto. Mas os adultos gostarão de as reconhecer. As imagens deste livro vão estar expostas na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha deste ano, de 24 a 27 de Março. Se “o tempo é o que fazemos dele”, slogan criado por uma marca de relógios, O Meu Avô merece ser lido e visto “com vagar”. Como antes se dizia aos netos.

O Meu Avô
Texto e ilustração: Catarina Sobral
Edição Orfeu Negro
49 págs., 12€

(Texto divulgado na edição do Público de 15 de Fevereiro, página Crianças.)

OTempoMeuAvô

Com tempo… podem ver o trailer aqui.

Um comentário a Ter ou não ter tempo, eis a questão

  1. Pingback: Catarina Sobral vence prémio internacional de ilustração com livro O meu avô | Crianças a torto e a Direitos

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>