Respostas à medida e perguntas também

CapaLivro Pág.Crianças8Fev

Crianças entre os quatro e os 12 anos fizeram as perguntas e especialistas em diferentes áreas do conhecimento deram as respostas. Nomes como David Attenborough, Philip Pullman, Noam Chomsky ou Jessica Ennis, entre outros, aceitaram a proposta da editora em colaboração com uma organização de apoio à criança do Reino Unido, NSPCC.

Algumas questões são recorrentes nestas idades: porque é que o mar é salgado?, por que motivo o sol é tão quente?. Outras são mais originais e até filosóficas: de onde vem o “bem”?, o que é que me faz ser quem sou? Outras ainda não podem deixar de fazer sorrir quem as lê: porque é que não conseguimos fazer cócegas a nós próprios?, porque é que o chichi é amarelo?, Alexandre, o Grande, gostava de rãs?

Todas as respostas são dadas de forma séria, mas bem-disposta e numa linguagem apropriada aos leitores jovens. Nas páginas finais, um grupo de humoristas responde de forma desconcertante às dúvidas dos miúdos. Porque é que o mar é salgado? “Porque tem muito bacalhau”; que aspecto é que eu teria se tivesse esqueleto? “O de uma gelatina com cabelo”; de que são feitos os arco-íris? “De amor. Aparecem quando duas nuvens se apaixonam”.

Grandes Perguntas de Gente Miúda com Grandes Respostas
Simples de Gente Graúda

Compilação: Gemma Elwin Harris
Ilustração: Andy Smith
Tradução: Alberto Gomes, Ana Saldanha, Helena Cabral e Isabel Nunes
Edição: Editorial Presença
312 págs., 14,90€

(Texto divulgado na edição do Público de 8 de Fevereiro, na página Crianças.)

Trocado por Miúdos

Este livro tem uma lógica equivalente ao das Grandes Perguntas…, só que Trocado por Miúdos foi  “fabricado em Portugal”.
Sobre ele já escrevemos aqui.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>