Crianças entre os quatro e os 12 anos fizeram as perguntas e especialistas em diferentes áreas do conhecimento deram as respostas. Nomes como David Attenborough, Philip Pullman, Noam Chomsky ou Jessica Ennis, entre outros, aceitaram a proposta da editora em colaboração com uma organização de apoio à criança do Reino Unido, NSPCC.
Algumas questões são recorrentes nestas idades: porque é que o mar é salgado?, por que motivo o sol é tão quente?. Outras são mais originais e até filosóficas: de onde vem o “bem”?, o que é que me faz ser quem sou? Outras ainda não podem deixar de fazer sorrir quem as lê: porque é que não conseguimos fazer cócegas a nós próprios?, porque é que o chichi é amarelo?, Alexandre, o Grande, gostava de rãs?
Todas as respostas são dadas de forma séria, mas bem-disposta e numa linguagem apropriada aos leitores jovens. Nas páginas finais, um grupo de humoristas responde de forma desconcertante às dúvidas dos miúdos. Porque é que o mar é salgado? “Porque tem muito bacalhau”; que aspecto é que eu teria se tivesse esqueleto? “O de uma gelatina com cabelo”; de que são feitos os arco-íris? “De amor. Aparecem quando duas nuvens se apaixonam”.
Grandes Perguntas de Gente Miúda com Grandes Respostas
Simples de Gente Graúda
Compilação: Gemma Elwin Harris
Ilustração: Andy Smith
Tradução: Alberto Gomes, Ana Saldanha, Helena Cabral e Isabel Nunes
Edição: Editorial Presença
312 págs., 14,90€
(Texto divulgado na edição do Público de 8 de Fevereiro, na página Crianças.)
Este livro tem uma lógica equivalente ao das Grandes Perguntas…, só que Trocado por Miúdos foi “fabricado em Portugal”.
Sobre ele já escrevemos aqui.