E não precisa de esperar por amanhã ou pelo dia seguinte. Pode ir já hoje.
Em Portugal, o Dia da Livraria e do Livreiro é a 30 de Novembro (um dia depois da festa dos nossos vizinhos espanhóis). Mas não foi por isso que pusemos este cartaz primeiro. Foi porque gostamos muito dele. Aqui, a imagem e a breve legenda convidam com ternura os leitores (e os não leitores) a entrar nas livrarias. E será difícil recusar.
Este é um cartaz graficamente competente e agradável à vista, mas cuja imagem não passa emoção. Podia ser do “dia da prateleira”, do “papel de lustro” ou “contra a cópia privada”.
O apelo concreto a que (pelo menos nesse dia) se entre numa livraria não é imediato. O afecto pelos livreiros, a importância e o papel das livrarias e da leitura só podem ser encontrados nas palavras de Manuel Medeiros e José Saramago (em corpo demasiado pequeno para uma dimensão tão grande).
Mas isto são apenas pormenores de uma intenção maior: fazer a festa em todas as livrarias e com todos os livreiros e leitores no dia 30 de Novembro (já no sábado). É sobretudo isto que Letra pequena quer realçar.
Escolha aqui a livraria onde se sente em casa e festeje a leitura.