Os pássaros mais enraivecidos de que há memória, os Angry Birds, voaram dos jogos para os livros, com os porcos atrás. Este é um dos três títulos lançados há pouco tempo em Portugal.
No Anuário 2014, fica-se a conhecer melhor cada uma das aves, quais os poderes que têm, as alcunhas dos fãs, as manias, os gostos e os ódios. Exemplo para Red, o Pássaro Vermelho: “Red é o admirável líder dos Angry Birds. Apesar de ser o mais sénior e o grande inspirador do bando, é dos pássaros mais fracos fisicamente.” Alcunhas: Quebra-Troncos, Patrão Red. Gosta de “motivar o seu bando” e odeia “o fardo da liderança”. Mede 100 UMP (Unidades de Medição de Pássaros).
Para quem nunca ouviu falar destas aves, explique-se o motivo por que vivem tão exaltadas. Passam o tempo a tentar proteger os seus ovos dos súbditos do Porco Rei (e do próprio rei), que os querem comer. Tudo isto se passa na Ilha Porcina. Os Angry Birds têm um lema, que logo no início do livro recordam ao leitor/jogador: “Mais vale um pássaro na mão do que dois porcos a voar.”
Muitas actividades são sugeridas em Anuário 2014: resolver quebra-cabeças, desenhar um novo pássaro, estampar T-shirts, criar um jogo com latas pintadas com as caras dos porcos e até fazer convites para uma festa de “angry-versário”, com a frase: “Tu não me irrites!” Zangados, mas divertidos.
Angry Birds – Anuário 2014
Texto e imagens: Rovio Entertainment Ltd
Tradução: Maria João Medeiros
Edição: D. Quixote
78 págs., 11€
(Texto divulgado na edição de 12 de Outubro do Público, na página Crianças.)
Os outros dois títulos