… australiana de oito anos. Uma história muito bem contada por John Boyne (autor de O Rapaz do Pijama às Riscas) e ilustrada com o talento de Oliver Jeffers.
Uma família australiana normal gostava muito de o ser — normal. Mas não conseguiu manter-se assim durante muito tempo. Tudo se desmoronou quando nasceu Barnaby, o terceiro filho dos Brocket. O pequeno flutua, como um balão ou um papagaio de papel, contrariando a força da gravidade. Os pais acreditam que se trata de desobediência da criança, só para dar nas vistas.
Um terror para quem quer ser igual a todos e o que mais deseja é nunca sobressair da multidão. Por isso, o casal resolve livrar-se do rapaz. Aos oito anos, Barnaby vê-se desprezado e abandonado — por ser diferente. Foi essa a coisa terrível que lhe aconteceu. Mas foi por causa dela que conheceu o mundo (e o espaço) e se cruzou com outras pessoas também diferentes, felizes sobreviventes da sua “falta de normalidade”.
Uma história de John Boyne (autor de O Rapaz do Pijama às Riscas), que nunca foge de temas difíceis e os aborda com sensibilidade, mas também humor. A Coisa Terrível… não será dirigido a crianças muito pequenas, mas qualquer leitor com a idade do protagonista poderá desfrutar da obra e aprender muito sobre si próprio.
Os adultos lerão com prazer e proveito uma narrativa bem ilustrada que obriga a repensar as relações familiares e a olhar de perto preconceitos que se recusam a ver. E ficarão diferentes. (A menos que nada mais haja a fazer por eles…)
A Coisa Terrível Que Aconteceu a Barnaby Brocket
Texto: John Boyne
Tradução: Irene Guimarães
Ilustração: Oliver Jeffers
Edição: Bertrand Editora
208 págs.; 14,40€
Texto divulgado na edição do Público de 5 de Outubro, na página Crianças.
Conheçam, por favor, outros trabalhos de Oliver Jeffers.