Mais um super-herói

CapaLivroPág.Crianças31Agosto

Super-Charlie
Texto: Camilla Läckberg
Tradução: Ana Diniz
Ilustração: Millis Sarri
Edição: D. Quixote
40 págs.; 10,90€

Um bebé aparentemente vulgar, de uma família absolutamente vulgar foi “polvilhado” por pó de estrelas quando acabou de nascer. Depois do choque de duas estrelas, a maior parte da poeira perdeu-se no espaço, mas “sobrou um bocadinho, que acabou por vir parar à Terra e entrar pela janela do hospital”. Estava assim criado um herói, o Super-Charlie.

Nesta primeira história, o bebé vai ajudar o irmão, vítima de bullying, sem que ele saiba. Por enquanto, só a avó sabe que o pequeno fala e voa. Até lhe deu uma ajudinha, atando-lhe uma capa vermelha ao pescoço (onde é que já vimos isto?). A vantagem de a avó conhecer o seu segredo é ter deixado de falar com ele numa linguagem que o desesperava: “Não qué um bocadinho de pué de maxã da vovó?”

Super-Charlie é a estreia em livros para crianças da autora sueca Camilla Läckberg, conhecida pelos seus policiais de grande sucesso. Em 2004 e 2005, foi considerada a escritora sueca do ano e, segundo a editora, terá sido a sexta autora mais lida em 2009. Tem obras traduzidas em mais de 35 línguas (português incluído) e distribuídas por 55 países.

Esta primeira aventura de Charlie é engraçada, embora pareça exagerar em pormenores escatológicos, como fraldas sujas, cheiros e outros. As ilustrações de Milli Sarri fazem prever a entrada da personagem no mundo da animação.

(Texto divulgado na edição de 31 de Agosto do Público, na página Crianças.)

Para conhecer mais trabalhos de Millis Sarri, siga-nos. Se perceber sueco, damos-lhe os parabéns, apesar de os desenhos não precisarem de tradução. Mas de contextualização.

(Nos próximos dias, Letra pequena recupera aqui os textos divulgados no Público enquanto esteve de molho…)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>