Diz-me porquê?

CapaLivro Pág.Crianças27 Jul

Diz-me Porquê?
Texto: Isabelle Jeuge-Maynart
Tradução: Maria Irene Bigotte de Carvalho
Ilustração: Denis Cauquetoux
Edição Círculo de Leitores
114 págs., 15,90€

Quase duas centenas de perguntas são respondidas neste livro, o que em muito ajudará os adultos, de quem as crianças sempre esperam que saibam tudo. E a verdade é que ficarão mesmo a saber muitas coisas novas. Divididas em História, Natureza, Corpo Humano, Animais, Dia-a-Dia e Universo, as questões são esclarecidas de modo simples e por vezes interpelando directamente o leitor. Como no caso em que se fala do abandono de piratas em ilhas desertas e se pergunta: “Era um castigo horrivelmente cruel, não achas?”

Às explicações mais comuns, sobre as marés, o azul do céu, o arco-íris, juntam-se outras mais originais, como a cor verde da relva, o murchar das flores,  por que julgámos durante tanto tempo que a Terra era plana, as razões que nos levam a corar, a tossir ou a espirrar ou ainda o motivo por que “trabalham os mais crescidos” e também por que é que se vota. As imagens que acompanham os textos são quase sempre divertidas.

Pelo meio, há alguns desafios para a criança resolver, como fazer a correspondência entre personagens históricas e os lugares em que habitam, e também autocolantes para colocar sobre silhuetas alusivas a cada tema. Um bom livro para leitura (e brincadeira) partilhada.

(Texto divulgado na edição do Público de 27 de Julho, na página Crianças.)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>