Quando o Sol Está a Brilhar
Texto: José Fanha
Ilustração: Carla Nazareth
Concepção gráfica: Nósnalinha
Edição: Gailivro
32 págs., 9,90€
Porque o Verão já chegou e as crianças pensam na praia, Quando o Sol Está a Brilhar ajuda-as a ter um comportamento responsável num lugar que, se é saudável, também apresenta riscos. Como o escaldão que as duas crianças protagonistas desta história apanharam: “A Joana e o João/ com a pele avermelhada/ e a doer e magoada/ e a gemer arrepelada/ já só sabiam gritar/ e ranger/ e chiar e chorar:/ ai ai ai a minha pele/ isto não é brincadeira/ mais parece uma salsicha/ a fritar na frigideira.”
O texto de José Fanha tem todas as características que atraem a maior parte dos miúdos: humor, repetições, musicalidade e crianças como personagens. “A Joana e o João gostam muito de ir à praia/ quando o Sol está a brilhar/ as ondinhas a rolar/ e eles só pensam mergulhar/ e nadar/ e nadar/ e nadar/ como se fosse uma sardinha/ como se fosse um tubarão/ catchapinha catchapinha/ catchapinha catchapão.”
Esta parte final há-de repetir-se em cada plano, levando os miúdos a sabê-la de cor e a “cantá-la” enquanto se vira a página. Carla Nazareth desenhou personagens com ar feliz (excepto no momento do escaldão…) e criou situações divertidas. O uso de diferentes cores e tamanhos nos caracteres e os salpicos de água que vão aparecendo no meio do texto imprimem dinamismo ao livro no seu conjunto. E apetece mesmo ir dar um mergulho.
(Texto divulgado na edição de 22 de Junho do Público, página Crianças.)
Conheça melhor a ilustradora e o autor.