No dia em que o rei fez anos

CapaLivro Pág.Crianças 16Jun

O Carnaval dos Animais
Texto: José Antonio Abad Varela
Tradução: Elisabete Ramos
Ilustração: João Vaz de Carvalho
Música: Camille Saint-Saëns
Interpretação: Academy of London
Edição: Kalandraka
96 págs., 20€ (livro+CD)

No dia em que o rei (da selva) fez anos, todos os animais foram cumprimentá-lo. Primeiro chegaram os felinos, depois os mais velozes, em seguida os mais lentos, depois os grandes, os saltitões, os representantes do “mundo das águas”, que ali mesmo formaram um lago, e finalmente os pássaros, que tinham passado a manhã a convidar a bicharada para a festa. Mas ainda faltava alguém.

Todos os olhares se voltaram, curiosos, para presenciar a entrada daqueles insólitos animais que avançavam com passo solene arrastando atrás de si estranhos artefactos. Eram os músicos da festa” — os humanos. Mas a música só começou com a chegada do último convidado, que não vamos desvendar aqui quem é.

O Carnaval dos Animais nasceu de uma peça musical de Camille Saint-Saëns para a Terça-feira de Carnaval de Paris, em 1886. Por isso, este livro traz um CD áudio com interpretação da “história” pela prestigiada Academy of  London. O autor do texto é galego e um pedagogo especializado em projectos educativos, muitos deles ligados à formação musical. Para tornar ainda mais apelativo este projecto, juntou-se o talento do ilustrador e pintor português João Vaz de Carvalho, com as suas figuras divertidas e narigudas. Para ler, ver e escutar.

(Texto divulgado na edição do Público de 16 de Junho, na página Crianças.)

Pode ver-se e ouvir-se uma versão da Disney aqui.

2 comentários a No dia em que o rei fez anos

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>