Uki – O Balão
Texto: Evelien de Vilieger
Cenários: Griet Vanhemel
Tradução e edição: Leya/Dom Quixote
16 págs., 4,95€
São personagens que muitas crianças (bebés) já se habituaram a ver na televisão, através da RTP1 (programa Zig Zag) e do Canal Panda. O protagonista é o Uki e o seu mundo é a natureza, onde os amigos são o que mais importa. As brincadeiras também.
Neste quinto volume da colecção Pequenas Narrativas, Uki brinca com o seu amigo ouriço, mas talvez não tenha escolhido o brinquedo mais indicado para a diversão: um balão. Não custa imaginar como será difícil a um balão conseguir sobreviver aos espinhos de um ouriço. E a verdade é que pelo menos o primeiro não durou muito tempo. Mas estes companheiros irão descobrir uma maneira eficaz e divertida de continuar a brincar e fugir aos espinhos.
A história número seis desta série também já anda por aí. Chama-se a Casa de Cartão. Ali se conta como Uki quis imitar a sua amiga tartaruga e arranjou uma casa para trazer sempre às costas. Não sem antes viver alguns contratempos e encontrões. As narrativas do Uki (indicadas para 0-3 anos) constituem “a primeira licença da Universal, uma das maiores editoras de música do mundo”, informa a Dom Quixote. Acrescenta ainda que esta simpática personagem “está presente no Reino Unido, Alemanha, Canadá, Austrália, Bélgica, Holanda, Finlândia e Noruega”. A provar que há valores que não dependem da geografia.
(Texto divulgado na edição de 25 de Maio do Público, na página Crianças.)