O Rapaz Que Gostava de Aves (e de muitas outras coisas)
Texto Isabel Minhós Martins
Ilustração Bernardo Carvalho
Edição Planeta Tangerina
48 págs., 12,90€
Para dar as boas-vindas à Primavera, sugere-se um livro com preocupações ecológicas, que dá aos miúdos uma visão integrada das espécies e que os conquista para a fruição e protecção da natureza. A história: desde cedo que o Ricardo foi informado de que o planeta está ameaçado. Disseram-lhe os pais: “Ai Ricardo, Ricardo… olha que o caso está malparado.” Depois, os avós: “Ai Ricardo, Ricardo… olha que temos o caldo entornado!” A seguir, a professora: “Ai Ricardo, Ricardo… isto está muito complicado!”
O rapaz foi crescendo cheio de preocupações ambientais: poupava água, andava a pé e de bicicleta, apagava as luzes. Um dia fartou-se. Se os outros não se preocupavam, “queria lá saber das florestas ameaçadas ou das espécies em vias de extinção…” e até passou a tomar banhos de imersão. Mas só até ao dia em que vislumbrou um guarda-rios. “E ficou a olhá-lo com todo o espanto que é possível alguém juntar.” Quis conhecê-lo melhor, estudou-o e ficou a perceber que “neste planeta estamos todos ligados: pessoas, aves, lagartixas, florestas, rios, a chuva ou o sol”.
Um texto vivo (de Isabel Minhós Martins), acompanhado por belas ilustrações (de Bernardo Carvalho). As soluções encontradas para a fixação do texto nas páginas mostram que, mais uma vez, tudo foi pensado em conjunto. E bem.
(Texto divulgado no Público de 23 de Março, na página Crianças.)
A editora Planeta Tangerina está na Feira do Livro Infantil de Bolonha (que começou hoje) e foi nomeada para o prémio literário sueco Astrid Lindgren Memorial Award. O escritor António Torrado também. O valor do prémio é de 500 mil euros. O anúncio do vencedor está marcado para amanhã. (Letra pequena deseja boa sorte a ambos.)
Ola Rita Sou mae de uma menina de 4 anos que esta a trabalhar na escola este periodo um livroo rapaz que gostava de aves. O livro esta esgotado em todo o lado e nao consigo encontrar a historia para ler com ela em casa sera que me pode ajudar. Obrigada. Patricia
Olá, Patrícia. Eu ajudo-a, sim. Durante este fim-de-semana, arranjarei forma de lhe contar a história. Obrigada por visitar o Letra pequena.
Olá, boa tarde.
Gostaria de saber se o livro, O rapaz que gostava de aves ( e muitas outras coisas) é uma continuidade do livro O menino que gostava de aves ( e muitas outras coisas) pois a minha neta esta lendo e o menino que gostava de aves e ficou interessada em saber.
Obrigada.
Susy Costa.
Cara Susy Costa, o livro é o mesmo. A edição brasileira (Editora Ática) optou por “menino” e a portuguesa (Planeta Tangerina) por “rapaz”.
Obrigada por visitar o Letra pequena e parabéns por ter uma neta leitora. Rita Pimenta