O Gatitanic – Lucas Scarpone
Texto Álvaro Magalhães
Ilustração Carlos J. Campos
Edição Edições ASA
112 págs., 8,85 euros
É já o quinto volume das histórias do divertido Lucas Scarpone e do Meio-Fantasma, uma série que se passa num mundo equivalente ao nosso, o dos humanos, mas só com gatos. Tudo acontece na Gatália. Apesar de não se ver, o Meio-Fantasma, que está apaixonado, não pára de dar nas vistas. “Vais a todo o lado, moves objectos, interferes com coisas eléctricas. Ou seja, és invisível mas estás a dar nas vistas. Isso é mau”, diz-lhe Lucas. “Preciso de viver a minha vida!”, responde-lhe o Meio-Fantasma. Lucas desespera: “Vida? Tu já morreste!”
Neste volume, Pandora, a paixão de Scarpone, embarca no navio Gatópolis com destino a Nova Gatiorque. A bordo, vão alguns fantasmas, “todos eles tinham morrido em 1912, no naufrágio do famoso Gatitanic”. Vai ser preciso evitar que se repita a tragédia, como avisou a caveira de cristal. Álvaro Magalhães consegue cativar os jovens leitores pelo mistério da narrativa, pelo tipo de humor nos diálogos entre as personagens e pela clareza do discurso. Clareza, mas não pobreza.
Graficamente, o livro está entre a banda desenhada, com balões de diálogo, e o desenho animado, com o trabalho de Carlos J. Campos a dar bastante dinamismo e graça à história. Em O Gatitanic reconhecem-se importações do cinema e todas as personagens são muito expressivas. Mesmo as invisíveis. Isto é, meio-visíveis.
(Texto divulgado no Público de 2 de Março, na página Crianças.)
Sobre o início desta colecção, escrevemos aqui.
Marionetas no Cinema de Animação
Parte integrante do Monstra – Festival de Cinema de Animação, esta exposição do país convidado deste ano, Espanha, divide-se em duas partes. São, no fundo, duas exposições: uma do Estúdio I+G de Barcelona, onde se pode ver personagens e cenários de seis filmes da dupla Anna Solanas e Marc Riba, e outra com os cenários do filme O Apóstolo, da autoria de Fernando Cortizo.
Marionetas no Cinema de Animação. Uma receita tradicional
Museu da Marioneta (R. da Esperança, 146 – Convento das Bernardas). T. 213942810
3.ª a dom. das 10h às 13h e das 14h às 18h. Na Capela. Grátis. Até 28/04
(Uma sugestão do Guia do Lazer.)