Na segunda-feira, 25 de Fevereiro, ficou a saber-se qual o livro infanto-juvenil eleito para melhor do ano (de entre os originais de autores portugueses editados em 2012). Uma escolha da Sociedade Portuguesa de Autores e da RTP. Sendo um prémio para autores, Catarina Sobral (que assina o texto e a ilustração de Achimpa, Orfeu Negro) foi a vencedora. Achimpadamente…
Os outros nomeados também estão de parabéns.
João Pedro Mésseder e Rachel Caiano (Pequeno Livro das Coisas, Caminho).
Pedro Sousa Tavares e Danuta Wojciechowska (Os Ciganos, Porto Editora).
Sobre todos eles escrevemos aqui.
As fotos foram importadas do Facebook da SPA. Não conseguimos encontrar imagens de Pedro Sousa Tavares nem de Danuta Wojciechowska. Talvez não estivessem presentes na Gala de entrega de prémios, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
(Mais uma vez, fizemos parte do júri, a convite da Sociedade Portuguesa de Autores. E gostámos. Tivemos a companhia e sabedoria de Annabela Rita e de Manuel Frias Martins. Juntos, decidimos também os nomeados para a ficção narrativa e para a poesia.)
Todos os vencedores em todas as categorias podem ser encontrados aqui.
Há trinta e um anos que trabalho na Biblioteca Municipal de São João da Madeira, e considero que a SPA tem trabalhado muito bem no âmbito da Literatura Infanto Juvenil, e não só. Os meus Parabéns! Continuem sempre assim, porque nós técnicos de Biblioteca estamos sempre à espera das vossas novidades.
Um grande abraço,
Margarida Umbelino