Um cão com bom coração

CapaLivro Crianças 16Fev

Era Uma Vez Um Cão
Texto Adélia Carvalho
Ilustração João Vaz de Carvalho
Edição Tcharan
20 págs., 12,90€

Um pai começa a contar uma história ao filho. Fala de “um jacaré que só tinha um pé”. Mas o bicho não agradou ao menino. “A do jacaré não, quero a do cão.” Só que o pai não sabe essa. Nova tentativa: “Era uma vez um leão que tinha muita comichão.” Resposta: “A do leão não, quero a do cão.” Hão-de seguir-se mais tentativas e outros tantos animais: porco, vaca, galinha, rato, elefante, boi, hiena, mocho, dragão, burro, peru. Lá para o final, acaba por aparecer “um cão que tinha muito bom coração”. E todos os animais conhecidos antes entram alegremente na sua história.

Ritmo, repetição, diálogo e reino animal são ingredientes de sucesso para os leitores mais novos. Adélia Carvalho usa-os com imaginação e competência. Os bichos desenhados por João Vaz de Carvalho são uma delícia. Pela originalidade e humor. Como o “burro que sabia tudo”, ilustrado carregado de livros e com uma expressão bem apatetada. Em todas as páginas, um pequeno cão mimetiza o animal protagonista, excepto no final, quando se torna ele próprio a figura principal. Uma boa ideia.

Era Uma Vez Um Cão é apresentado hoje em Lisboa, em duas sessões, com a presença dos autores. Às 11h30, na Fnac do Colombo (moderação de Andreia Brites, mediadora de leitura), e às 16h30, na Fnac do Chiado (com Eduardo Filipe, comissário da Ilustrarte).

(Texto divulgado na página Crianças do Público de hoje, 16 de Fevereiro.)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>