O Livro Vermelho
Ilustração: Barbara Lehman
Edição: Gatafunho
32 págs., 14,80€
Não, não se trata de falar de maoísmo às crianças. Este O Livro Vermelho é da autoria da americana Barbara Lehman e não tem palavras. Nem precisa. Cabe ao leitor imaginar as múltiplas histórias que pode conter a partir das pistas que lhe são dadas. Tudo começa quando uma criança encontra um livro vermelho caído na neve. Assim que pode, abre-o e explora-o. Há-de então viajar através dele para outra latitude. E há-de ser nessa nova geografia que uma outra criança muito diferente encontrará um livro vermelho caído sobre a areia da praia.
Como uma janela, cada um consegue espreitar o outro, até que acabam por se encontrar dentro do livro. Este voltará a ficar caído no chão da cidade, até que o encontrem de novo. Uma história em aberto que se pode imaginar repetida e repetida, sempre que se valorize o encontro de culturas e não se deixe um livro por abrir.
Com ilustrações realistas, esta obra ganhou a Caldecott Medal Honour Book, em 2005, atribuída pela American Library Association a livros ilustrados. Segundo informação da editora Gatafunho, O Livro Vermelho “está classificado, internacionalmente, como um dos 50 melhores livros ilustrados, sem texto, do mundo e tem sido utilizado, referido e/ou analisado em vários estudos e teses sobre literatura para a infância, em Portugal e no Brasil”.
Abra-o.
(Texto divulgado na página Crianças do Público de 9 de Fevereiro de 2013.)
Podem espreitá-lo já aqui em baixo. Mas não substitui (nunca) o objecto.