José Afonso ilustrado

O Homem da Gaita
Texto José Afonso
Ilustração Rui Pedro Lourenço
Edição Barca do Inferno 
28 págs., 12,90 euros

Um poema de José (Zeca) Afonso transformou-se em livro ilustrado pela mão de uma nova editora, A Barca do Inferno. O Homem da Gaita é uma canção que faz parte do álbum de 1976 Com as Minhas Tamanquinhas. Uma história tradicional portuguesa que conta como, “numa terra cinzenta e sem alegria, onde cada um vive mergulhado nas suas preocupações, um homem tem o condão de pôr toda a gente a dançar”.

Começa assim: “Havia na terra/ um homem que tinha/ uma gaita bem de pasmar./ Se alguém a ouvia/ fosse gente ou bicho/ entrava na roda a dançar.” Há-de haver loiça partida, tentativa de julgamento e muita dança, até da “mãe entrevada”. A música (as artes) como semente de mudança, que o autor e compositor tão bem provou no seu percurso. As ilustrações de Rui Pedro Lourenço convidam ao baile, as figuras em movimento têm um ar divertido e até o inicialmente aterrador juiz (aqui símbolo de tudo o que é proibido) se torna amável ao escutar a gaita e dar um pezinho de dança.

Este livro nasceu de uma ideia de Rui Pedro Lourenço e Mafalda Brito e foi em parte financiado por público anónimo, criando-se uma rede de cumplicidades, interesses comuns e assegurando-se a viabilidade de uma edição de mil exemplares. Também este pode ser um caminho de mudança. Siga a dança.

(Texto divulgado no Público de 2 de Fevereiro de 2013. Na página Crianças.)

Aqui fica o vídeo de apresentação do projecto.

3 comentários a José Afonso ilustrado

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>