Histórias coloridas para dias cinzentos

Histórias às Cores
Texto António Mota
Ilustração Paulo Galindro
Edição Gailivro
32 págs., 10,90€

Uma caixa que nunca se abrirá, um gato e um cão quezilentos, uma menina indecisa, um leite-creme delicioso, uma pescaria sem peixes, uma cereja transformada em árvore, uma floresta de livros e o medo do que não existe. São oito histórias que António Mota escreve no seu tom habitual, entre o divertido e o terno, revelando um conhecimento genuíno do universo e vivência infantis.

Paulo Galindro revela-se um bom cúmplice nesta incursão ao imaginário das crianças, explorando com muita criatividade certos pormenores do texto e oferecendo-nos uma leitura complementar das curtas narrativas. O recurso a diferentes técnicas e as soluções encontradas para “desenhar” as capitulares no início de cada texto resultam bem graficamente. No final do livro (nas guardas), o ilustrador dá lugar ao seu filho João. Aí, é a criança que cria uma imagem, a preto e branco, para cada texto.

Histórias às Cores é 30.º título da colecção Obras de António Mota. Mas o autor, que foi candidato ao prémio ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil 2012, já escreveu outros tantos e mais uns quantos: à volta de 80 obras. Quase sempre bem coloridas.

(Texto divulgado no Público de 12 de Janeiro, página Crianças.)

Conheça o escritor António Mota nesta morada e o ilustrador Paulo Galindro nesta. Vai valer a pena. (Palavra de Letra pequena.)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>