Atenção! Sou um adolescente

Atenção! Sou Um Adolescente
Texto Luísa Ducla Soares
Ilustração Filipe Alves
Edição Civilização Editora
96 págs., 7,70€

O Gonçalo tem 13 anos e (diz a mãe) “não é carne nem peixe”. Para o motorista do autocarro em que vai para a escola, o melhor era a “miudagem” da idade dele “ser metida num armário fechado à chave e só sair de lá aos dezoito”. O mau feitio do motorista tem uma explicação: os jovens fogem de pagar bilhete porque gastaram o dinheiro do passe a carregar o telemóvel. A antipatia da mãe justifica-se por o marido se ter apaixonado por uma brasileira. O adolescente descreve-a desta forma, depois de um samba: “Comecei a pensar na minha mãe, sempre a trabalhar, pálida, cada vez mais magra, com o seu rabo de cavalo triste e não pude deixar de fazer comparações. O cabelo da brasileira cai-lhe pelas costas como uma cascata, leve, solto, cor de asa de corvo. Os olhos dela brilham e a pele, reluzente com cremes, cheira a baunilha. Mas quis afastar o pensamento…”

                    

Luísa Ducla Soares é assim, põe-se no lugar das personagens em crescimento e não tem preocupações em chocar mentalidades conservadoras. O livro visita o bullying entre adolescentes (há o suicídio de um rapaz), a negligência familiar, o mau aproveitamento escolar, mas também o amor, a compaixão e a esperança. Gonçalo acabará por encontrar rumo e paz junto do avô. Não sem antes o incriminar por uma plantação de haxixe… Luísa Ducla Soares é (mesmo) assim.

(Texto divulgado na página Crianças do Público de 1 de Dezembro. E claro que, onde se escreveu “plantação de haxixe”, se deveria ter escrito  “plantação de cannabis”. Faz lembrar uma antiga gaffe de Bill Clinton também sobre drogas. As nossas desculpas aos leitores e a Luísa Ducla Soares.)

De parabéns está igualmente Filipe Alves, que criou ilustrações sóbrias para os momentos mais importantes da narrativa. (No livro, a qualidade das imagens é superior à que se obteve aqui a partir da digitalização da obra impressa.)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>