Sabe o que significa “achimpa”?

Achimpa
Texto e ilustração Catarina Sobral
Edição Orfeu Negro
40 págs., 14,90€

Depois de se estrear (e bem) com o livro Greve, Catarina Sobral criou Achimpa. Se o leitor não conhece a palavra, não se preocupe. Ou melhor, preocupe-se e tente descodificá-la. Segundo a narrativa da autora, o registo de “achimpa” foi encontrado “num velho e caquético dicionário”. Todos passaram a querer usar a nova palavra, mas não sabiam como. “Então, alguém se lembrou de perguntar à D.ª Zulmira (que tinha 137 anos) se ela conhecia aquela palavra esquisita.” E logo a senhora corrigiu quem perguntava. “Não é ‘achimpa’, mas ‘achimpar’, um verbo da primeira conjugação”, explicou prontamente. “Ao que parece, achimpava-se, sempre se tinha achimpado e achimpar-se-ia enquanto houvesse gente no mundo.” Uma ideia inteligente e divertida (sobretudo para quem gosta de palavras e de as estudar), envolta em ilustrações no mesmo tom. Ridiculariza-se o poder associado ao falso conhecimento e subverte-se o discurso de quem julga saber. Pastel de cera e lápis convivem em padrões sugestivos e perspectivas inesperadas, esquisitas mesmo. Tudo sem prejuízo da legibilidade. Até se identificam com facilidade a cidade do Porto, através da imagem da livraria Lello, e de Lisboa, com o Príncipe Real, o autocarro 28 e a livraria Ler Devagar — lugar onde o livro foi lançado, no dia 11. Um “achimpíssimo” evento.

(Texto divulgado hoje, dia 24 de Novembro de 2012, na página Crianças do Público.)

Book trailer ACHIMPA Catarina Sobral from Orfeu Negro on Vimeo.

Os Marretas em Alvalade

 

 

(O título não tem segundas intenções…)

Pelo quarto ano consecutivo, o festival dedicado aos pequenos cinéfilos está de regresso com os filmes da Disney. Depois de ter passado pelo Porto, a iniciativa organizada pelo jornal Destak leva a Lisboa 12 filmes já editados em DVD e bem conhecidos da pequenada. Entre clássicos e contemporâneos, o difícil é escolher: Sininho Salva as Fadas, Os Marretas ou Os Incríveis estão entre a lista do que vai passar no grande ecrã. Para além das sessões, há workshops e ateliers para todos os gostos, assim como pinturas faciais e jogos, insufláveis e até uma Biblioteca Júnior, com contadores de histórias.

Lisboa Zon Kids Cinema
Festival ZON Lusomundo;  Alvaláxia (Estádio José Alvalade, Campo Grande) Tel.: 16996; hoje e amanhã das 10h às 17h15. 4€.

(Uma escolha do Guia do Lazer.)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>