Os Ciganos
Texto Sophia de Mello Breyner Andresen e Pedro Sousa Tavares
Ilustração Danuta Wojciechowska
Editora Porto Editora
64 págs., 18,80 euros
A parte inicial deste conto tem a assinatura de Sophia de Mello Breyner, foi descoberta por entre o seu espólio literário em 2009 e acredita-se, pela observação da caligrafia da autora, que date de meados dos anos 1960. Informações que a sua filha Maria partilha com os leitores numa nota prévia ao conto inédito Os Ciganos. Pedro, o neto de Sophia e sobrinho de Maria, teve “a ousadia” (palavras do próprio) de o completar. Fez bem (e fê-lo bem).
A história começa assim: “Era uma vez uma casa muito arrumada onde morava um rapaz muito desarrumado. E o rapaz tinha a impressão de que não era feito para morar naquela casa.” Um dia, “com o coração batendo, saltou o muro”. Descobriu os ciganos. Ainda que uma voz interior lhe repetisse “foge destes homens”, Ruy seguiu com eles. E é aqui que Sophia se cala.
Entra o neto, Pedro Sousa Tavares: “Nesse instante, as pernas saltaram-lhe para a frente, como se o seu corpo fosse agora uma marioneta, obedecendo a alguma força superior. Tropeçou em cada buraco do caminho. Fez estalar cada galho seco no chão. Por milagre, ninguém se apercebeu da algazarra (…).” A descrição continua até que o rapaz se esconda na carroça e siga viagem. O protagonista há-de voltar a casa mais sábio e habilidoso, assim decidiu o co-autor. As palavras de uma e outro (avó e neto) são grafadas a cores diferentes, azul para Sophia, preto para Pedro. E este espera que o livro seja “lido como um todo”. Objectivo alcançado. Uma nota para a ilustradora Danuta Wojciechowska, que ampliou e iluminou o sentido da narrativa. Com talento.
(Texto divulgado no Público de hoje, página Crianças.)
O livro será lançado na terça-feira, dia 16 de Outubro, na Livraria Bertrand Chiado (Lisboa), às 19h, com apresentação de Hélia Correia.
T. Rex: Quando as Galinhas Tinham Dentes
Será que o T. Rex viveu em Portugal? Era um caçador ou alimentava-se de animais mortos? E teria escamas ou o corpo coberto de penas? T. Rex: Quando as Galinhas Tinham Dentes, a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, é uma viagem ao tempo dos dinossauros. Na qual os visitantes podem tocar num fóssil de pegada de um saurópode, sentir como era a sua pele ou descobrir um dos maiores e mais antigos ninhos de dinossauro do mundo. A inauguração está marcada para segunda, dia 15, às 18h.
Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (Parque das Nações), Lisboa. Tel.: 218917100; sáb., dom. e feriados das 11h às 19h. 3ª a 6ª das 10h às 18h. Até final de Agosto de 2013. Bilhetes de 3 a 7 euros (15 euros o bilhete família)
(Uma escolha de Helena Melo.)
Mais sugestões já a seguir.
Pingback: Conto 'Os Ciganos' de Sophia de Mello Breyner, foi acabada pelo ... - Sol - Livros