Livros em atraso

Letra pequena recupera aqui o que foi publicando quando estava de férias… O texto que se segue saiu no Público de 11 de Agosto. 

As Minhas Férias São Ecológicas
Texto Sylvie Baussier
Ilustração Mélisande Luthringer
Tradução Isabel Araújo
Editora Círculo de Leitores
22 págs., 11,90 euros

Um alce verde vai de férias, mas quer portar-se bem com a natureza. E convida os leitores a fazerem o mesmo. Para isso, começa por ensinar como se pode preparar a bagagem sem desperdiçar, depois aconselha a desligar todos os electrodomésticos (“desligo totalmente a televisão. Quando está em modo de espera consome inutilmente electricidade” e, “antes de partir para férias, esvaziamos o frigorífico. Depois desligamo-lo: assim não consumirá electricidade na nossa ausência”). Os transportes escolhidos são o comboio (“é o menos poluente”) e o autocarro (“um autocarro transporta 50 pessoas” e “permite libertar a estrada de mais de 20 automóveis”). O alce gosta de acampar, pelo que o seu destino de férias é um parque de campismo ecológico. Quando lá chega, prefere sempre consumir produtos da região: “Ao comprá-los, contribuo para a economia local e alimento-me melhor.” Seguem-se mais sugestões para que não se estrague a natureza, como fotografar flores em vez de as colher, usar leite solar para proteger a pele em vez de óleo, que polui a água, e não fazer fogueiras em certos locais. Ilustrações expressivas acompanham as ideias transmitidas, mas é preciso ir descobrindo em cada página onde se esconde o simpático alce verde. E ecologista.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>