Eu quero ser o líder

O Tigre na Rua e Outros Poemas
Texto Vários
Tradução Miguel Gouveia
Ilustração Serge Bloch
Edição Bruaá
40 págs., 14 euros

Uma antologia de poemas não portugueses, alguns nunca editados por cá. Vêm da Argentina, do Canadá, de Cuba, de França, da Irlanda, da Venezuela e da Rússia. Em comum têm o humor, o absurdo e a loucura (porque não?) de baralhar as palavras, os sentidos e as emoções. Sem cerimónia. Aqui fica um pouco do tom: “Eu quero ser o líder. Eu quero ser o líder. Posso ser o líder? Posso? Posso? Prometes? / Boa! Sou o líder. E agora? Que fazemos?” (Roger McGough). Delicioso. O poema que dá título ao livro, O Tigre na Rua, de Daniil Harms: “Pensei muito: como é que apareceu um tigre na rua? /Pensei, pensei, / pensei, pensei, / pensei, pensei, / pensei, pensei, / soprou o vento neste momento,/ e eu esqueci o pensamento. / Por isso continuo sem saber como é que na rua terá a aparecido um tigre.” Podem ser encontrados neste livro nomes como Jacques Prévert, Shel Silverstein, Laura Elizabeth Richards, Maria Elena Walsh, David Chericián, entre outros, numa complexa e certamente arriscada edição para uma pequena editora (e independente) como a Bruaá. O ilustrador/artista Serge Bloch emprestou o seu talento de forma notável aos textos exemplarmente traduzidos por Miguel Gouveia. Estamos a exagerar nos elogios? Não.

Texto divulgado no Público de ontem (21 de Julho) na página Crianças.

Estória de Uma Gaivota e do Gato Que a Ensinou a Voar

 

A escolha de Helena Melo foi para um espectáculo baseado no texto (lindo) de Luis Sepúlveda, em Sintra. Foto de Catarina Pires.

A história de um gato preto e gordo, o Zorbas, a quem uma gaivota afectada por uma maré negra pede para cuidar do seu ovo. E mais tarde ensinar a pequena gaivota a voar. Uma criação do Teatro Tapa Furos, a comemorar 20 anos, a partir do livro do chileno Luis Sepúlveda. Com encenação de Mário Rui e interpretação de Bruna Félix, José Redondo, Luís Lobão e Samuel Saraiva. Aconselhado para maiores de 4.

Sintra Jardins da Casa Mantero – Biblioteca Municipal de Sintra (R. Gomes de Amorim, 12/14). Tel.: 919053476 ou 912178878. Sáb. às 16h. Dom. às 11h. Até 26 de Agosto. Bilhetes a 7 euros (gratuito até aos 4)

 

 

 

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>