Estar vivo é uma festa

O Princípio
Texto Paula Carballeira
Tradução Elisabete Ramos
Ilustração Sonja Danowski
Edição Kalandraka
36 págs., 12,50 euros

Poucos livros destinados (também) às crianças falam sobre a guerra. É um dos temas difíceis a que os autores fogem. Paula Carballeira (Corunha) não. O Princípio conta-nos uma história de sobrevivência de uma família com duas crianças e de como a ternura dos pais a faz avançar mesmo com as dificuldades crescentes de quem vai ficando sem nada. Num primeiro momento: “Quando a guerra acabou, ficámos sem casa. – Não importa – disse a mãe – Temos um carro. Passámos a viver no carro. Desde então, viver era viajar.” Noutro: “Depois fomos ficando sem roupa. – Melhor – disse o pai –, menos para lavar. Tomávamos banho vestidos no rio e estendíamo-nos ao sol para nos secarmos.” As ilustrações hiper-realistas de Sonja Danowski (Alemanha) mostram o ambiente triste de uma cidade bombardeada, mas os rostos das personagens revelam serenidade e esperança. Mais ainda quando, “um dia, alguém começou a brincar” e “outro dia, uma menina que ninguém conhecia soltou uma gargalhada”. E foi a consciência de que estar vivo é uma festa. “A festa do princípio de algo.”

Texto divulgado na página Crianças do Público de dia 30 de Junho de 2012.

Uma das sugestões de Helena Melo para a mesma página foi esta:

Acaba de abrir portas o Raf Park, um parque de diversões que mistura actividades radicais com diversões de feira popular e no qual os visitantes podem fazer escalada ou slide, saltar num grande trampolim ou andar em carros de choque. O Raf Park tem ainda uma zona de lazer (com piscina e um espaço para espectáculos) e um parque infantil (com escorregas, baloiços e trampolins). A partir das 19h, às sextas e sábados, o bilhete para entrar custa 5 euros mas as diversões são pagas à parte. Mais informações aqui.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>