Desafios para o pré-escolar

 

O Grande Livro do Meu Mundo
Texto e ilustração Kali Stileman
Edição Editorial Presença
56 págs.; 10,99 euros

Formas, números, cores, actividades, opostos. A “fórmula” é a mesma de muitos livros para o pré-escolar, mas tem aqui um dinamismo gráfico que o torna mais apelativo que muitos outros. Não há objectos perfeitinhos e, embora seja bastante colorido, tem um bom equilíbrio entre os tons, que evita um conjunto de páginas demasiado berrante ou folclórico. A dificuldade na identificação de imagens e nos desafios propostos ao pequeno leitor vai crescendo à medida que o livro avança. E espera-se que acompanhem também o crescimento do miúdo, que certamente terá vontade de voltar a folheá-lo. Até porque em todas as páginas há uma coruja escondida (quase sempre meio zarolha) e nem sempre é fácil localizá-la. Na introdução ao livro, são dadas algumas sugestões aos adultos para melhor explorarem as competências das crianças estimuladas pela obra. Exemplo para “trabalhar” os opostos: “Falar sobre os sentimentos. Perguntar por que razão nos sentimos de determinada maneira, como por exemplo, estar feliz ou estar triste.” Mas deixar os miúdos vaguear pelo “seu mundo” sem grandes propósitos didácticos também é uma boa hipótese. Ontem foi Dia da Criança. Hoje também pode ser.

(Texto divulgado na página Crianças do Público de hoje.)

Festa em Serralves

 

Uma das escolhas de Helena Melo foi para o Porto, Serralves em Festa.

Na 9.ª edição do Serralves em Festa – mais de 220 eventos ao longo de 40 horas de programação non stop – há um armário que guarda segredos e que revela histórias dentro de outras histórias. Trata-se da peça Histórias Suspensas, pela associação cultural Radar 360º, apresentada hoje e amanhã na Clareira das Bétulas. E ao longo do fim-de-semana há ainda histórias com palhaços-músicos – que prometem ser simpáticos, virtuosos e comoventes –, histórias contadas no Teatro Mais Pequeno do Mundo ou diabruras com um macaco de circo muito teimoso. Todo o programa em www.serralves.pt.

Fundação de Serralves (R. Dom João de Castro, 210). Tel.: 808200543; hoje e amanhã às 11h e 17h. Gratuito.

 

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>