Rockinho… in Rio

Rockinho – Por Um Mundo Melhor!
Texto Gilda Nunes Barata
Ilustração Ney Megali
Edição Objectiva
32 págs., 10 euros

“Sabiam que a música cura tudo?” Esta é uma das certezas do protagonista deste livro, um rapaz que nasceu num planeta chamado Rock. Gilda Nunes Barata apresenta-o assim: “Rockinho é um menino como os outros. Usa calças de ganga, come pizza e gosta muito de música, principalmente de rock. Em casa, dorme numa almofada em forma de guitarra.” Mais adiante, ficar-se-á a saber que o rapaz deseja viver num mundo saudável e sustentável. Para todos. Por isso, diz-se “enfermeiro da Natureza” e faz o que pode para curar os males da poluição, do desperdício e da indiferença. Na floresta e na cidade. Um livro pedagógico, já se percebeu, mas também poético, como não podia deixar de ser, assinado por quem é. Graficamente, é imediata a identificação da marca/imagem do festival, ainda que num registo ainda mais jovem. No entanto, Ney Megali, que o ilustra, não deixou de exercer a sua criatividade e expressividade nos diferentes contextos que a narrativa vai impondo. A ideia partiu da organização do festival Rock in Rio (que ontem começou em Lisboa). Roberto Medina escreve na contracapa (edição de 2010): “Construir um mundo melhor começa em casa, na educação que damos aos nossos filhos e tenho a certeza de que o Rockinho vai ser um grande parceiro de aventuras na construção do mundo que queremos para as novas gerações.” Sempre com música, espera-se. Rock ou nem por isso.

(Texto divulgado na página Crianças do Público de hoje.)

A Bela Adormecida 

 

 

Helena Melo escolheu, entre outras actividades culturais para a família, um espectáculo de dança.

O clássico bailado de Tchaikovsky pelo Ballet Coroa do Teatro de Moscovo. A Bela Adormecida – que se estreou em Janeiro de 1890 no Teatro Mariinski, de São Petersburgo – é a história da princesa Aurora, tendo como fio condutor o conflito entre o Bem (Fada dos Lilases) e o Mal (Carabosse). O terceiro acto conta com algumas personagens dos contos de Perrault, como O Gato das Botas ou O Capuchinho Vermelho. Maiores de 3.

Lisboa Coliseu dos Recreios (R. das Portas de Santo Antão, 93). Tel.: 213240585 ou 1820; Amanhã às 18h. Bilhetes de 25 a 45 euros (descontos de 10% para crianças até aos 12).

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>