A magia (e o som) das lengalengas

O Som das Lengalengas
Texto Luísa Ducla Soares
Ilustração João Vaz de Carvalho
Música e interpretação Daniel Completo
Edição Livros Horizonte
28 págs. + CD áudio, 15 euros

“Bico, bico, maçarico. / Quem te deu tamanho bico? (…)”; “Lagarto pintado. / Quem te pintou? (…)”; “Sei de um ninho de Mafagafos/ com cinco Mafagafinhos (…)” Início de algumas lengalengas que Luísa Ducla Soares recupera e reinterpreta na companhia do ilustrador João Vaz de Carvalho, ambos com evidente (e contagiante) sentido de humor. Um livro que também se pode escutar, através do trabalho de Daniel Completo, autor e intérprete do CD áudio que a obra inclui. Mas a voz da escritora também lá está. Há lengalengas menos conhecidas, mas traduzindo-se todas elas em belos exercícios de memorização, dicção e divertimento em família. Os adultos certamente também irão gostar de recordar A criada lá de cima, a tal que “é feita de papelão” e que os ajudou a fixar que “sete e sete são catorze, com mais sete são vinte e um”. Quem quiser conhecer “o trio” que assina O Som das Lengalengas (e aparece desenhado na capa) pode ir hoje à Feira do Livro de Lisboa. Às 16h, haverá uma sessão de autógrafos nos pavilhões da Livros Horizonte (A67-A69-A71), a que se junta Pedro Leitão, ilustrador de muitas obras de Luísa Ducla Soares, uma das mais criativas escritoras portuguesas de literatura para a infância.

(Texto divulgado no Público de hoje.)

As Aventuras Maravilhosas de Salta-Pocinhas

 

 

Esta é uma das sugestões de Helena Melo para a página Crianças do Público hoje. (Mas há mais.)

Uma adaptação de Rita Lello, a partir de O Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro, em cena no teatro A Barraca. As Aventuras Maravilhosas de Salta-Pocinhas conta a história de uma raposa que saiu contrafeita do conforto da toca dos pais e se fez à vida. Pelo caminho, encontrou texugos, ursos, lobos, mais raposas e o temível bicho homem. Maiores de 6.

A Barraca (Largo de Santos, 2). Tel.: 213965360/968792495Sáb. às 16h. Dom. às 11h30. Até 27 de Maio. Sessão extra a 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, às 18h30. Bilhetes a 9,50 (adultos) e 10,50 (crianças). Disponíveis packs para famílias.

(Foto de Tânia Araújo.)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>