Irmãos Grimm em Lisboa

Não, os Irmãos Grimm não ressuscitaram… Aliás, pensando bem, nunca deixaram de andar por aí, nas histórias a que tantas vezes voltamos. Por estes dias, os seus contos estão num palco de Lisboa. Uma escolha de Helena Melo para a página Crianças da edição do Público de hoje.
Um espectáculo de marionetas, máscaras, projecções de vídeo e teatro de sombras sobre as aventuras dos famosos contadores de histórias Irmãos Grimm – de quem se comemora este ano o 200.º aniversário da publicação do primeiro livro de contos. Ao palco sobem personagens como o Capuchinho Vermelho, o Príncipe Sapo, o Ganso dos Ovos de Ouro ou a Bela Adormecida. Grimm é uma co-produção Teatro Alardiário e Companhia Teatral do Chiado, com autoria e encenação de Ricardo Bargão. Maiores de 6.

Lisboa Teatro-Estúdio Mário Viegas (ao Chiado). Tel.: 213257652/929422513; dom.às 15h. 2ª a 6ª às 10h30 e 15h (grupos). Bilhetes a 10 euros (5 com Cartão Espectador)

As nossas recomendações de leitura para a mesma página foram as que se seguem.
O Homem da Lua
Texto e ilustração Tomi Ungerer
Tradução Sara Reis Silva
Edição Bags of  Books
40 págs., 14 euros
Vivendo encolhido na Lua, o único homem que ali morava sonhava em descer à Terra e dançar. “A vida cá em cima é tão aborrecida”, lamentava-se. À boleia de uma estrela cadente, conseguiu o que queria. Mas depois de aterrar ainda sofreu muitas angústias até que lhe fosse permitido dançar livremente. E por pouco tempo. Foi preso, perseguido e teve de se esconder, acabando por regressar “ao seu lugar cintilante”. Uma história inteligente, irónica e denunciadora dos muitos absurdos que se passam “cá em baixo”, na Terra. O livro venceu o Prémio Hans Christian Andersen em 1998 e é de um autor, Tomi Ungerer, multifacetado (com trabalhos em publicidade, arquitectura, design), de 80 anos, cheio de talento e energia. Há um museu dedicado à sua obra em Estrasburgo, cidade onde nasceu.
O Rapaz sem Orelhas de Burro
Texto João Manuel Ribeiro
Ilustração Marta Madureira
Edição Trinta por Uma Linha
28págs., 12,50 euros
Mais um livro satírico à volta das hipocrisias da sociedade e do mundo. Começa assim: “Embora ninguém lhe conheça a geografia, há um país onde os homens e as mulheres têm orelhas de burro.” As fadas gémeas do poder e da vaidade conseguiram seduzir um príncipe (onde é que eu já vi isto?) e a fada da sabedoria pôs-lhe umas orelhas de burro. E passou a ser considerado normal (e recomendável) ser igual ao príncipe. Mas há naquele país um rapaz diferente, que de burro nada tem, nem as orelhas. Há-de perder a liberdade, mas não a voz. O lançamento de O Rapaz sem Orelhas de Burro está marcado para esta tarde em Lisboa, às 16h, na Livraria Cabeçudos, no Parque das Nações (Rua Comandante Cousteau, lote 4.04.01, Loja A). A obra será apresentada pelo jornalista Fernando Alves. Livremente.
Pág.crianças28 01-12

View more documents from mrvpimenta.
Outras sugestões para actividades com crianças aqui.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>