O Gato das Botas

 
 Na página Crianças do Público de hoje, Helena Melo destacou o espectáculo O Gato das Botas, em Lisboa.
 
Uma ópera do compositor catalão Xavier Montsalvatge (1912-2002), com libreto de Néstor Luján, sobe por estes dias ao palco do Teatro Camões numa versão de César Viana cantada em português e interpretada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa. O Gato das Botas, que se inspira na zarzuela e na ópera clássica, com reminiscências mozartianas, conta a popular história do gato que à custa de astúcia tenta enriquecer e casar o seu pobre dono (que o havia recebido em herança) com uma princesa. Depois de várias peripécias – que incluem o aparecimento de um ogre – tudo acaba em bem. Maiores de 3.
 
Lisboa Teatro Camões (Parque das Nações). Tel.: 213253045; hoje, amanhã e dias 17 e 18 às 16h. Dias 13 e 22 às 20h. Dias 14 e 16 às 15h e dia 21 às 11h (escolas). Bilhetes de 5 a 15 euros
 
O “tempo de antena” dos nossos livros foi ocupado com divulgação de programas de actividades para as férias de Natal dos miúdos. (Que sorte a deles!)
 
 
Mais um O Gato das Botas
 
 
 
 Sobre ele escrevemos (na Pública de 27 de Novembro), com o título “O Gato das Botas continua perspicaz”. Aqui fica o texto (para não saírem hoje do Letra pequena sem uma recomendação literária).
 
Muitos conhecerão o conto criado por Perrault com o título do livro que aqui se recomenda. Mas esta é uma versão/adaptação livre (bastante até) do clássico que muitos escutaram na infância. Leia e descubra as diferenças, mas verá que o protagonista continua perspicaz. Ayano Imai, autora e ilustradora, nasceu em Londres e viajou muito durante a infância e juventude. Percebe-se que teve tempo e oportunidade de se encher de mundo. Estados Unidos e Japão são duas referências geográficas importantes no seu percurso. E foi em Tóquio que se apaixonou pela ilustração. Ainda bem. 
 
O Gato das Botas. Texto e ilustração: Ayano Imai: tradução: Teresa Saraiva; edição: Gato na Lua; €13,80
 
(Para ver outros trabalhos da autora, calce… as botas e venha por aqui)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>