As nossas escolhas para a página Crianças do Público de hoje também abrangem os leitores de fralda.
Um Dia em Cheio
Direitos SoftPlay
Edição Planeta Júnior
8 págs., 3 bonecos, 16,60 euros
Um livro de pano que é também um jogo muito simples. Desafia-se o pequeno leitor a escolher o animal certo para colocar na algibeira que se encontra em cada página. São três bonequinhos que representam um coelho, um cachorro e um urso (amigos uns dos outros). Em todas as páginas falta pelo menos um. Numa delas, a criança terá de descobrir “quem gosta de cenouras” e “quem gosta de leite”. Noutra, terá de identificar qual dos três se deitou mais tarde, depois de “um dia em cheio”. Destina-se a crianças a partir de um ano (na verdade, bebés ainda) e pretende estimular a linguagem, enriquecer o vocabulário e divertir. Mais importante ainda, ajudará o miúdo familiarizar-se com livros e a gostar deles. E quanto mais cedo melhor.
A Casa Sincronizada
Texto Inês Pupo e Gonçalo Pratas
Ilustração Pedro Brito
Música Gonçalo Pratas
Edição Caminho
Livro (36 págs.) e CD áudio, 15,90 euros
Esta é uma história musical (para piano e quarteto de cordas) que nos conta a vida de uma família com os ritmos bem sincronizados. “Na casa sincronizada, o tempo batia certo. Os seus onze habitantes/ estavam sempre em sintonia:/ enquanto o avô ressonava, a avó Estrela tricotava/ e, de dois em dois segundos, a cadeira de baloiço, embalada, lá rangia.” Ali dançava-se, jogava-se pinque-pongue, cortava-se lenha, ouvia-se o cuco, tudo no momento previsto. Até que um amor (aparentemente) não correspondido criou a confusão. Não há compasso que os valha e já ninguém entra a tempo. O desfecho de tal dessincronia fica para o leitor desvendar. Pode fazê-lo amanhã, no lançamento de A Casa Sincronizada, às 17h, num espectáculo no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com apresentação de Madalena Wallenstein, narração de Carla Galvão e direcção musical de Filipe Raposo. Sincronizados.
A escolha de destaque de agenda de Helena Melo para a mesma página foi para um urso bem conhecido dos miúdos.
Panda Vai à Escola
O musical de sucesso Panda Vai à Escola – visto no ano passado por mais de 30 mil espectadores – está de regresso, desta vez dedicado ao tema Um Passeio pela Cidade. Um elenco de jovens actores, bailarinos e cantores apresentam novas coreografias e novas aventuras do Panda e da sua turminha, num espectáculo com cenário coloridos, efeitos de luz, som e vídeo. Depois de Guimarães (onde os interessados podem participar num almoço temático) e Gondomar, Panda vai à Escola segue para Évora (Arena, dia 10 de Dezembro) e Lisboa (Campo Pequeno, dias 17 e18 de Dezembro).
Guimarães Multiusos de Guimarães. Tel.: 253520300; amanhã às 11h e 15h. Bilhetes de 16 a 22,50 euros (descontos para famílias de 3 – 45 euros – ou 4 – 58 euros). Gratuito para menores de 3
Gondomar Pavilhão Multiusos. Tel.: 224664620; dia 3 de Dezembro às 11h e 15h. Bilhetes de 16 a 22,50 (só à venda na Fnac e na Ticketline)