Valerio Vidali vence Ilustrarte 2012…

 
... com trabalhos de Um Dia, Um Guarda-Chuva, com texto de Davide Cali. Editado em Portugal pelo Planeta Tangerina. Sobre o livro, escrevemos, a 19 de Março de 2011, o seguinte texto. 
Quem nunca perdeu um guarda-chuva ponha o dedo no ar. (Já pode baixar.) Foi isso que aconteceu ao senhor do cachimbo, que deixou o seu “protector de intempéries” no autocarro. De mão em mão, eis como o guarda-chuva passará o resto do dia. Afugentar um ladrão, transportar dois gatos, ajudar um equilibrista e um realizador serão algumas das funções que lhe estarão destinadas pelos donos temporários. Um Dia, Um Guarda-Chuva é um livro que conquista de imediato o leitor. Seja porque logo se revê ou porque se interessa pelo percurso daquele objecto fotogénico (melhor dizendo, gráfico) tão fácil de ficar esquecido. As pistas que cada ilustração vai dando para que se antecipe o cenário das páginas seguintes são de grande eficácia e sedução. Bela obra de estreia “estrangeira” de uma editora que só tinha publicado títulos “fabricados em Portugal”, embora com seres de um planeta especial: o Tangerina.
Um Dia, Um Guarda-Chuva
Texto
Davide Cali; Tradução Isabel Minhós Martins; Ilustração Valerio Vidali; Edição Planeta Tangerina; 32 págs., 12,50 euros

Mais imagens do livro aqui.

Portugueses seleccionados, entre os 50 melhores, foram: André da Loba, André Letria, Bernardo Carvalho e Daniel Lima. Parabéns a todos.

Outras informações sobre esta edição da Bienal Internacional de Ilustração para a Infância - Ilustrarte ficam para depois (desculpem lá).

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>