Sabe o que são Trasgos?

Explica-se já a seguir, num texto que publicámos no dia 21 de Agosto (na página Crianças do Público).
Histórias do Trasgo Rasgo / Aventuras de Um Diabrete
Texto Pedro Sena-Lino
Ilustração Dinis Mota
Edição Quidnovi
40 págs.,  11 euros
Lendas da tradição oral estão a ser agora contadas por escrito pela mão (e talento) de Pedro Sena-Lino. Histórias do Trasgo Rasgo / Aventuras de Um Diabrete é o primeiro volume de uma colecção que resulta de uma parceria entre a Quidnovi e o Centro de Estudos Ataíde Oliveira, da Universidade do Algarve. Esta unidade de investigação tem uma vasta base de dados de contos e lendas da tradição oral portuguesa. O Tesouro do Castelo e Os Trasgos Vão Viajar são as histórias/lendas aqui contadas. Mas afinal quem são os Trasgos? Explica-se no final: “A crença de que o mundo foi (e ainda é!) povoado por gnomos ou duendes faz parte do nosso imaginário. Em Trás-os-Montes, onde se contam muitas lendas de diabretes, chamam-lhes Trasgos, mas nos Açores, designadamente na ilha do Pico, são conhecidos como Labregos. Independentemente do nome, estas criaturas são sempre inquietantes e malignas.” Mas não há que ter medo, até porque as ilustrações de Dinis Mota são bem simpáticas.
Ciência Horrível / Venenos Dolorosos
Texto Nick Arnold
Ilustração Tony de Saulles
Edição Publicações Europa-América
160 págs., 9,34 euros
Uma colecção divertida, mas ao mesmo tempo séria. Expliquemo-nos: a uma série de formas “disparatadas” para conquistar o jovem leitor, segue-se um conjunto verdadeiro de explicações científicas. “Sabes que estás a respirar veneno neste preciso momento?” é um dos exemplos. Mas exemplifiquemos melhor: “Todas as pessoas estão a deitar gotas por todos os cantos, a escorrer por todos os lados e a ficar sem ar por causa dos venenos… são os gases venenosos e as plantas venenosas e os animais venenosos.” Início da explicação: “Um veneno é uma substância que altera o regular funcionamento das substâncias químicas do teu corpo.” Depois, sempre com personagens insólitas e desenhos bem-dispostos, ao jeito de caricaturas bastante exageradas, vão sendo transmitidos conhecimentos importantes às crianças. Alguns curriculares, outros não. No final, há um pequeno teste: “Agora descobre se és um especialista em venenos dolorosos!” Mas continua a respirar descansado.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>