… em Agosto na página Crianças do Público. (Estes livros foram divulgados na edição de dia 14, estava Letra pequena no bem bom! Mas aqui também se está bem.)
O Que É Preciso?
Texto Gianni Rodari
Tradução Elisabete Ramos
Ilustração Silvia Bonanni
Edição Kalandraka
32 págs., 15 euros
Texto Gianni Rodari
Tradução Elisabete Ramos
Ilustração Silvia Bonanni
Edição Kalandraka
32 págs., 15 euros
Para fazer uma mesa de que necessitamos nós? Este é o ponto de partida para um livro espantoso. Não apenas pela ilustração, mas pelo sentido do caminho percorrido. Será através da identificação dos diferentes bens que a natureza generosamente nos fornece que se poderá concluir que, “para fazer uma mesa, é preciso uma flor”. Pedimos desculpa por desvendar aqui o final da história, mas o mais importante é mesmo o percurso que se faz até este simples desfecho. O autor de O Que É Preciso?, o italiano Gianni Rodari, recebeu o Prémio Andersen em 1970 e, além de escritor, foi político e jornalista. A ilustradora Silvia Bonanni, também italiana, é fotógrafa e pintora. Nesta obra, usa colagens de uma forma muito sedutora e artística. Um belo livro. De que mais precisamos?
O Ladrão de Galinhas
Ilustração Béatrice Rodriguez
Edição Bags of Books
28 págs. 15 euros
Ilustração Béatrice Rodriguez
Edição Bags of Books
28 págs. 15 euros
É uma história sem palavras. E na verdade são perfeitamente dispensáveis neste livro. Isto porque Béatrice Rodriguez desenha de forma tão expressiva e clara que a narrativa visual passeia-se aos olhos do leitor sem deixar dúvidas sobre o que se está a passar. Que é o furto de uma galinha por parte de uma raposa, mesmo em frente ao urso, ao coelho, ao galo e aos pintos. Segue-se uma perseguição pela floresta e pelo mar. Quando os amigos da galinha conseguem finalmente alcançar o ladrão e entrar na sua cabana, têm uma grande surpresa. Mas estas já são palavras a mais para uma história que tem mesmo de ser vista. Quem quiser espreitar algumas “cenas” pode ir até ao site da Bags of Books: www.bags-of-books.pt
Rita, estou apenas registrando minha passagem por cá, vim do Facebook conhecer-lhe o blog. Desde o título, é interessante. Letra pequena para a criançada. Que todos cresçam amando a leitura, que dela façam hábito de pequeninos.