Dia da Abundância em Lisboa

Helena Melo destaca hoje na página Crianças do Público o encerramento da temporada no Teatro Maria Matos. Intitulou-o Ao Ar Livre no Jardim das Estacas”. Ora leiam.

O Teatro Maria Matos celebra o último dia da temporada com um programa dentro e fora do teatro – o Dia da Abundância. O Ao Ar Livre integra esta programação e convida as crianças, famílias e vizinhos do teatro para uma tarde de oficinas, performances e instalações no Jardim das Estacas. Há actividades para saber o que pode acontecer quando uma ida à praia se transforma numa ida ao jardim, para brincar ao tanto (abundância) e ao tão pouco ou para ouvir pássaros de todo o mundo a conversar com outros animais. Dentro do teatro há concertos pagos – o do dinamarquês Jacob Kirkegaard (na foto), acompanhado de um arsenal de estranhos instrumentos, às 19h, é para maiores de 3 anos – e há ainda um Banquete Respigador, das 20h às 22h, aberto a quem queira participar. Basta levar alguns ingredientes para a confecção do jantar, que pretende reavivar a ideia de cozinha comunitária. Os bilhetes para cada espectáculo pago custam 6 euros ou 12 para o Cartão Dia da Abundância. Todo o programa em www.teatromariamatos.pt.

Lisboa Jardim das Estacas – Junto ao Teatro Maria Matos. Tel.: 218438800. Hoje das 16h às 20h. Gratuito

Os livros que escolhemos são para exercitar os neurónios em tempo de moleza… de Verão.

Desafios Mentais
Adaptação para português: Maria José Sarabando
Edição Porto Editora
32 págs., 12,90 euros

Mesmo se o Verão é tempo de preguiçar, escusa-se de deixar os neurónios das crianças adormecerem completamente. Para as desafiar a pensar, pode contar com a ajuda da colecção Doutor Génio. Neste título, Desafios Mentais, há jogos de lógica, de observação, de geometria e de muitas outras práticas que potenciam a memória, a concentração e o raciocínio. Tudo isto com bom humor e sem grandes preocupações com sucesso ou desempenho. A ideia é mesmo passar o tempo da melhor maneira. Uma caneta electrónica (e mágica) ajuda a descobrir as opções correctas. Basta colocá-la sobre a resposta escolhida e esperar que se acenda uma luz verde (boa!) ou vermelha (tenta outra vez!). O livro é aconselhado “à massa cinzenta” de crianças a partir dos sete anos. Mesmo de férias.

Geronimo Stilton — Aprende e Diverte-te nos Teus Tempos Livres

Tradução Ângela Miranda Cardoso
Edição Editorial Presença
116 págs., 10,90 euros

O director do Diário dos Roedores (da Ratázia) vai ajudar os seus pequenos leitores a não se esquecerem de tudo o que aprenderam no Inverno. Assim, guiados por esta espécie de herói meio trapalhão, os miúdos irão revisitar alguns dos conhecimentos adquiridos no 1.º ano do ensino básico. O melhor mesmo é as crianças começarem por ler as narrativas “não didácticas”, para depois estarem familiarizadas com as personagens que lhes irão aqui aparecer. Além disso, terão mais facilidade em responder às perguntas sobre as aventuras desta divertida personagem (na secção Leitura e Compreensão). Há mais dois volumes, o n.º 2 corresponde ao 2.º ciclo e o n.º 3 aglutina matérias do 3.º e 4.º ano. Uma mistura de trabalhos de casa com passatempos de Verão. Sempre com queijo.
Aqui está a página completa de hoje.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>