Festival Sementes já começou

Já começou o Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, que até 5 de Junho apresenta espectáculos de teatro, dança, circo, marionetas, música e oficinas de artes em Almada e em municípios como Alcochete, Cascais ou Oeiras. No primeiro fim-de-semana desta 16.ª edição, destaque para a peça de marionetas Contos da Mata dos Medos, pelo grupo O Mundo do Espectáculo, seguida de um jogo de perguntas e respostas sobre a reutilização e reciclagem (amanhã às 16h, no Teatro Extremo, em Almada, para maiores de 6). E ainda para O Rei Vai Nu, pelo Teatro Extremo, a história de um rei muito vaidoso que adorava roupas novas, a partir de O Fato Novo do Imperador, de Hans Christian Andersen (amanhã em Sesimbra, para maiores de 4). Todo o programa em www.teatroextremo.com.
Almada Teatro Extremo (Rua Serpa Pinto, 16). Tel.: 212723660; amanhã às 16h. Bilhetes a 5 euros
Sesimbra Cineteatro Municipal João Mota (Rua João da Luz, 5). Tel.: 212234034; amanhã às 17h. Bilhetes a 5 euros. As nossas escolhas de livros vêm já a seguir. 
Grisela
Texto Anke de Vries
Tradução Ana M. Noronha
Ilustração Willemien Min
Edição Kalandraka
32 págs., 13 euros
Insatisfeita com a sua cor cinzenta, a ratinha Grisela experimentou pintar-se de outra cor. Melhor, de várias outras cores. Acreditava assim que se tornaria mais feliz, mas a ideia não lhe correu bem. De cada vez que experimentava um novo tom, aparecia-lhe um animal que se ria dela. Quando se pintou de verde, apareceu a rã, que, a rir-se às gargalhadas, dizia: “Que coisa tão estranha! Uma rã com rabo de rato!” Quando tentou o amarelo, foi a vez de os pintainhos se divertirem: “Onde é que já se viu um pintainho com bigodes e orelhas?” Uma história escrita pela muito premiada escritora inglesa Anke de Vries, com pouco texto mas muito sentido. As mudanças no aspecto da protagonista são ilustradas com arte e delicadeza. Grisela acabará feliz. E com uma cor muito especial: a dela.
Luca Decide Fugir
Texto Stephan Valenti
Tradução Inês Fraga
Ilustração Laurent Houssin
Edição Sinais de Fogo
48 págs., 8,1 euros
Este é o terceiro título da colecção Os Amigos do Luca. Aqui, o cão do Tim foge de casa. Isto porque as férias grandes chegaram e a família reservou um hotel onde não aceitam animais. Luca escutou a conversa da família e decidiu ir-se embora. O cão passará um mau bocado. Uma história em banda desenhada que “visa prevenir as tentações de fuga numa criança, desdramatizando o acto ao colocar aqui o cão nesse papel”, escreve-se na contracapa. De caminho, também se alerta para a crueldade do abandono de animais, que ocorre sobretudo em períodos de férias. Apesar de tantas intenções educativas do autor, Stephan Valenti, psicólogo, o livro é divertido. Para isso contribui bastante o traço, o ambiente e a dinâmica das imagens criadas por Laurent Houssin. Não fujam, portanto.

 

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>