Já começou o Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, que até 5 de Junho apresenta espectáculos de teatro, dança, circo, marionetas, música e oficinas de artes em Almada e em municípios como Alcochete, Cascais ou Oeiras. No primeiro fim-de-semana desta 16.ª edição, destaque para a peça de marionetas Contos da Mata dos Medos, pelo grupo O Mundo do Espectáculo, seguida de um jogo de perguntas e respostas sobre a reutilização e reciclagem (amanhã às 16h, no Teatro Extremo, em Almada, para maiores de 6). E ainda para O Rei Vai Nu, pelo Teatro Extremo, a história de um rei muito vaidoso que adorava roupas novas, a partir de O Fato Novo do Imperador, de Hans Christian Andersen (amanhã em Sesimbra, para maiores de 4). Todo o programa em www.teatroextremo.com.
Almada Teatro Extremo (Rua Serpa Pinto, 16). Tel.: 212723660; amanhã às 16h. Bilhetes a 5 euros
Sesimbra Cineteatro Municipal João Mota (Rua João da Luz, 5). Tel.: 212234034; amanhã às 17h. Bilhetes a 5 euros. As nossas escolhas de livros vêm já a seguir.
Grisela
Texto Anke de Vries
Tradução Ana M. Noronha
Ilustração Willemien Min
Edição Kalandraka
32 págs., 13 euros
Texto Anke de Vries
Tradução Ana M. Noronha
Ilustração Willemien Min
Edição Kalandraka
32 págs., 13 euros
Insatisfeita com a sua cor cinzenta, a ratinha Grisela experimentou pintar-se de outra cor. Melhor, de várias outras cores. Acreditava assim que se tornaria mais feliz, mas a ideia não lhe correu bem. De cada vez que experimentava um novo tom, aparecia-lhe um animal que se ria dela. Quando se pintou de verde, apareceu a rã, que, a rir-se às gargalhadas, dizia: “Que coisa tão estranha! Uma rã com rabo de rato!” Quando tentou o amarelo, foi a vez de os pintainhos se divertirem: “Onde é que já se viu um pintainho com bigodes e orelhas?” Uma história escrita pela muito premiada escritora inglesa Anke de Vries, com pouco texto mas muito sentido. As mudanças no aspecto da protagonista são ilustradas com arte e delicadeza. Grisela acabará feliz. E com uma cor muito especial: a dela.
Luca Decide Fugir
Texto Stephan Valenti
Tradução Inês Fraga
Ilustração Laurent Houssin
Edição Sinais de Fogo
48 págs., 8,1 euros
Texto Stephan Valenti
Tradução Inês Fraga
Ilustração Laurent Houssin
Edição Sinais de Fogo
48 págs., 8,1 euros
Este é o terceiro título da colecção Os Amigos do Luca. Aqui, o cão do Tim foge de casa. Isto porque as férias grandes chegaram e a família reservou um hotel onde não aceitam animais. Luca escutou a conversa da família e decidiu ir-se embora. O cão passará um mau bocado. Uma história em banda desenhada que “visa prevenir as tentações de fuga numa criança, desdramatizando o acto ao colocar aqui o cão nesse papel”, escreve-se na contracapa. De caminho, também se alerta para a crueldade do abandono de animais, que ocorre sobretudo em períodos de férias. Apesar de tantas intenções educativas do autor, Stephan Valenti, psicólogo, o livro é divertido. Para isso contribui bastante o traço, o ambiente e a dinâmica das imagens criadas por Laurent Houssin. Não fujam, portanto.
Pág.crianças7 maio
View more documents from mrvpimenta.