O destaque da página Crianças do Público de hoje vai para Um Violino no Telhado.
Um espectáculo de Filipe La Féria baseado nas histórias de Shalom Aleichem sobre a vida numa pequena cidade judia no sul da Rússia, nas vésperas da Revolução de Outubro. A personagem principal de Um Violino no Telhado – que se estreou em Nova Iorque em 1964 – é Tevye, um leiteiro pobre com cinco filhas, uma mulher com uma língua viperina e um cavalo muito preguiçoso… Com José Raposo, Rita Ribeiro, Joel Branco e Hugo Rendas, entre outros. Maiores de 6.
Lisboa Teatro Politeama (R. das Portas de Santo Antão). Tel.: 213245500
5ª a sáb. às 21h30. Sáb. e dom. às 17h. Bilhetes de 15 a 35 euros
Os livros que divulgámos foram os que se seguem. (Hoje é Dia do Livro e dos Direitos de Autor.)
Antes de ir para a cama dormir, Sofia tem de subir as escadas. Mas sente medo, muito medo. “Acabado o jantar/ a Sofia ainda pedia/ que lhe lessem poesia/ ou o jornal. Para adiar/ o momento em que o Papão/ se instalava no desvão.” Uma noite, a menina enche-se de coragem e ameaça o Papão, que afinal só queria companhia. “Sai lá desse desvão, anda, dá-me a tua mão.” Uma história bem imaginada sobre o medo e com um final feliz, para a Sofia e para o Papão. Feliz foi também a ilustração deste texto de Ana Saldanha. O trabalho inspirado, subtil e bem-humorado de Yara Kono para O Papão no Desvão valeu-lhe o Prémio Nacional de Ilustração 2010, atribuído pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e anunciado no início da semana.
O Papão no Desvão
Texto Ana Saldanha
Ilustração Yara Kono
Edição Editorial Caminho
32 págs., 10,10 euros
Texto Ana Saldanha
Ilustração Yara Kono
Edição Editorial Caminho
32 págs., 10,10 euros
“A crocodila Dalila é muito mandona/ e acorda sempre muito refilona./ Quem quiser atravessar o rio/ tem de lhe deixar um bom presente, /que ela aprecie e a deixe contente.” Feitas as apresentações, segue-se uma série de animais que querem passar para a outra margem. O texto de A Crocodila Mandona faz ecoar os contos tradicionais, com as suas repetições e até alguma moral. O rio onde habita a refilona é o Douro, e facilmente se detectam referências ao universo cultural portuense. As ilustrações de Marta Madureira, em que mistura acrílico e colagens, são muito ricas plasticamente, representando os animais de forma bastante original e imaginativa. Por isso, mereceu uma menção honrosa do Prémio Nacional de Ilustração 2010. O livro inaugurou (da melhor maneira) uma nova editora, a Tcharan.
A Crocodila Mandona
Texto Adélia Carvalho
Ilustração Marta Madureira
Edição Tcharan
20 págs., 12 euros
Texto Adélia Carvalho
Ilustração Marta Madureira
Edição Tcharan
20 págs., 12 euros
Aqui fica a página completa.
Pag.crianças 23 abril2011
View more documents from mrvpimenta.