Bi e Dão na Malaposta

Na página Crianças do Público de hoje, o destaque de Helena Melo vai para um bidão…

Bi e Dão, fartas de ver sempre os mesmos sítios e as mesmas pessoas, decidem um dia passear pelo mundo. E o seu “bidão” leva-as a Cabo Verde, ao Brasil, à China, à Índia e à Ucrânia, onde se surpreendem com as diferentes formas de viver, os idiomas, a comida, as tradições. Mas, no final, descobrem que nunca saíram do seu bairroBi e Dão, uma produção da Casear – Criação de Documentos Teatrais está em cena no Café-Teatro da Malaposta, para crianças dos 6 aos 12. Para maiores de 4, na Sala Experimental, está ainda em cena A Ilha Encantada, um espectáculo de Fernando Gomes (sábados às 16h, domingos às 11h).

Odivelas Centro Cultural da Malaposta (R. Angola).
Tel.: 219383100. Sáb. e dom. às 16h15. 3ª a 6ª às 10h30 e 15h (escolas). Até 17 de Abril. Bilhetes a 5 euros

As nossas sugestões de leitura foram estas:

Encrava-Línguas é o segundo título da colecção Ditos (Im)populares. João Manuel Ribeiro brinca com a repetição das letras e procura “não ‘massacrar’ os leitores com questões fonéticas, mas antes fazer versos pequeninos e divertidos”, disse ao Jornal de Letras online. Exemplo: “Se pões o pois depois do pois/ não contrapões, / mas só apões e dispões. / – Pois, pois!” Hábil nos jogos de palavras e nos ritmos, o autor conta já com vários livros que exploram, com talento, a rima e a musicalidade das palavras. Bem sucedido junto dos mais novos, que visita nas escolas, vai conseguindo impor-se na promoção da leitura. Sara Cunha, a ilustradora, revelou um sentido de dinamismo associado às palavras que torna o livro num objecto muito apelativo e interessante. Não se encrava o olhar.

Encrava-Línguas
Texto João Manuel Ribeiro
Ilustração Sara Cunha
Edição Trinta por Uma Linha
28 págs., 8,50 euros

A amizade é um dos temas que mais ocupam as páginas dos livros para crianças. Neste, há um coelho solitário que procura alguém que consiga “correr e saltar” como ele. Começa por se dirigir a um pombo: “Sou um coelhinho de orelhas no ar./ Queres brincar comigo, correr e saltar?” Resposta: “Os pombos-correios não sabem saltar. / Vem tu, coelhinho, comigo voar.” Há-de fazer a mesma pergunta a um peixe, a uma cobra, a um macaco, a um cão, antes de finalmente encontrar uma “coelhinha branca, de olhos encarnados”. Ficarão amigos, claro. Um final feliz para uma história bem imaginada pela experiente e competente escritora Luísa Ducla Soares. As ilustrações luminosas de Danuta Wojciechowska, com o traço e cor que facilmente a identificam, resultam sempre bem junto das crianças, leitoras ou ainda não.

O Coelhinho Afonso
Texto Luísa Ducla Soares
Ilustração Danuta Wojciechowska
Edição Civilização Editora
20 págs., 11,50 euros

Aqui está a página completa.

Mais sugestões para actividades em família em www.indeks.pt

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>