O Tamanho da Minha Altura

Como já é sábado outra vez, aqui fica a sugestão de Helena Melo na página Crianças do Público de hoje.

Qual será o tamanho certo para chegar ao botão do 5.º andar do elevador? Quantos centímetros são necessários para chegar até às estrelas? O Tamanho da Minha Altura conta a história de José Maria, um miúdo que só com o bico de um lápis chega ao botão que o leva até casa. Pelo grupo Gato que Ladra – Crescer Teatrando, com encenação de Maria João Miguel e interpretação de Sílvia Figueiredo e Pedro Luzindro. Maiores de 2.

Lisboa Teatro da Luz (Largo da Luz – Carnide). Tel.: 968382245
Sáb. às 16h. Dom. às 11h. Sessões para escolas durante a semana. Até 27 de Março. Bilhetes a 5 e 7,50 euros

As leituras propostas são as que se seguem.

Trata-se da lengalenga de uma velhinha que engole tudo. Começa por um mosquito e logo se pensa que “talvez lhe dê um grande fanico”. Mas até que tal aconteça engole muitas outras espécies. Quando chegou ao “cavalo inglês”, então, sim, “deu-lhe, coitada, um fanico de vez”. Eis, resumidamente, o texto tradicional britânico. Mas o mais impressionante do livro (um pouco sádico… admita-se) é o objecto criado por Jeremy Holmes, a par das pormenorizadas e hipnotizantes ilustrações que desenhou. A obra mereceu o prémio Obra-Prima na Feira do Livro Infantil de Bolonha de 2010. Não admira. A cada virar de página, o leitor vai-se deslumbrando. E as páginas folheiam-se no centro de uma espécie de tábua cartonada e rígida. No final, os olhos da velha hão-de fechar-se por acção mecânica do leitor. É a morte que chega. Faz sentido, ou não seria “um fanico”.

Era Uma Vez Uma Velhinha
Ilustração e concepção Jeremy Holmes
Tradução Nuno Marques e Suzana Ramos
Edição Dinalivro
16 págs., 12,72 euros

Integrado na colecção Mistura e Encaixa, este é um dos quatro títulos já traduzidos de David Wojtowycz. Neste “episódio” convida-se as crianças a identificar quais os brinquedos mais adequados a diferentes estados de tempo. Toto é um urso polar, mas vai até à praia… quando está sol. As possibilidades que são apresentadas ao pequeno leitor resumem-se a: trenó, guarda-chuva, papagaio de papel, balde e pá. Estes elementos de cartão estão presos por pequenas fitas de tecido colorido, para poderem “passear-se” pelas páginas até se encaixarem no lugar certo. O Que Vais Vestir, Toto? é outro título com o urso como protagonista. Os outros dois livros, Grrr! e Oinc!, dão a conhecer os habitats e os sons de vários bichos. As peças pequenas aconselham a que não se deixe os livros junto de crianças com menos de três anos. A menos que haja adultos por perto.

Como Está o Tempo, Toto?
Texto e ilustração David Wojtowycz
Tradução e edição Editorial Estampa
10 págs., 6,49 euros

A página completa está aqui.

Para conhecer mais sugestões de actividades com crianças, siga-nos.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>