Sexo… e então?!

O destaque da página Crianças do Público de ontem (neste fim-de-semana atrasámo-nos a blogar), escolhido por Helena Melo, foi para uma exposição sobre a sexualidade e o amor.

O que é estar apaixonado? Pode-se obrigar alguém a gostar de nós? O que acontece ao corpo dos rapazes e das raparigas quando chegam à adolescência? Dar as mãos é fazer sexo? Estas e outras questões em destaque na nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Sexo… e então?! é uma exposição sem tabus que explica o amor e a sexualidade ao longo de cinco grandes áreas. Os visitantes podem observar o percurso que um espermatozóide faz até fecundar um óvulo, cantar no “chuveiro”, experimentar as alterações que a voz dos rapazes sofrem na puberdade ou entrar num módulo interdito aos adultos. Para pré-adolescentes dos 9 aos 14 anos, famílias e educadores.

Lisboa Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (Alameda dos Oceanos – Parque das Nações). Tel.: 218917100. Sáb. e dom. das 11h às 19h. 3ª a 6ª das 10h às 18h. Até 28 de Agosto de 2011. Bilhetes de 3 a 7 euros (bilhete família a 15 euros)

(Livros sobre o mesmo tema podem ser escolhidos aqui.)

A nossa parte da página de ontem foi a que se segue.

Um ano, um gato e oito quintais. O leitor vai sendo informado do que se passa, de Janeiro a Dezembro, nas famílias que partilham o mesmo bairro. À medida que as personagens são apresentadas aos leitores, o calendário vai avançando e o gato, de nome Gatuno, vai escolhendo o cenário e “os donos” que mais lhe convêm em cada momento. Mas tudo fora de portas, só se fica a conhecer o espaço exterior das moradias. O Livro dos Quintais é o 2.º volume da trilogia Histórias Paralelas (dos mesmos autores). De novo, Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho conseguem criar uma feliz unidade texto-ilustração. De tal modo que, para se descobrir o motivo por que o bichano tem aquele nome, é preciso ser bom observador. No final, há uma festa e um quintal a menos. Isto porque um muro foi derrubado.

O Livro dos Quintais
Texto Isabel Minhós Martins
Ilustração Bernardo Carvalho
Edição Planeta Tangerina
32 págs., 12,50 euros

Título que inaugura a colecção Aviãozinho e que fala de “uma menina curiosa e dada a travessuras, de cerca de sete anos, filha de um mecânico”. A pequena entra num avião avariado, mas “interactivo”, que lhe vai dando instruções sobre o que deve ir fazendo enquanto percorre as ruas de Lisboa. Chegada perto do Tejo, era preciso decidir saltar (ou não) para a outra margem. Corajosa, a menina quis seguir em frente. O avião “deu um enorme salto em diagonal até ao cais do Ginjal, onde aterrou junto a um antigo armazém, na parede do qual estava escrito ‘Uma pancada nos olhos faz ver’”. O que se seguiu é para ser lido e não contado aqui. O livro termina com uma folha para recortar e instruções para o leitor construir um avião. Boa estreia da Angelus Novus nos livros para a infância.

O Avião Saltitão
Texto Bénédicte Houart
Ilustração Sebastião Peixoto
Edição Angelus Novus Editora
24 págs., 5 euros

A página completa vem já a seguir.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>