Helena Melo sugere na página Crianças do Público de hoje uma caminhada. Sigam-na.
Viajar de novo pelo mundo sem sair de Lisboa é a proposta da segunda edição do festival Todos Caminhada de Culturas, uma iniciativa da Câmara Municipal e Academia de Produtores Culturais que ao longo do fim-de-semana anima a zona dos Anjos, Intendente, Martim Moniz e Mouraria com música, teatro, exposições, circo e dança. Os mais novos podem ver o espectáculo Paradis Tzigane com o Circo Romanés (Roménia/França), uma família de bailarinos, malabaristas e músicos (Largo do Intendente, hoje e manhã, às 21h30, maiores de 6). Ou a peça de teatro Ovelhas Clandestinas (na foto), uma encenação de Madalena Vitorino a partir da obra Raúl, o Pastor, de Eva Muggenthaler (hoje e amanhã às 11h30, 15h e 17h30, no Centro Escolar Republicano, na Rua do Terreirinho, 77, para maiores de 4 e adultos). Há ainda dança para maiores de 6, com A Vós, de Ainhoa Vidal (hoje às 15h e 17h30, amanhã às 11h30 e 16h30, no Martim Moniz, maiores de 6) e diversos concertos e fanfarras para todas as idades. Programa em http://todoscaminhadadeculturas.blogspot.com/
Lisboa Anjos, Intendente, Martim Moniz e Mouraria. Tel. 213420136. Hoje e amanhã ao longo do dia. Gratuito (alguns espectáculos requerem levantamento prévio de bilhetes)
As nossas sugestões de leitura/estudo foram as que se seguem.
A colecção Gramofone não pára. Agora que as aulas começaram ainda dá mais jeito tê-la por perto. Dos miúdos, dos professores e dos pais. Neste volume, o texto é assinado por José Fanha, que escreve histórias e poemas à volta da acentuação das palavras e de como esta as diferencia. Com imaginação e humor, criou títulos como O acento agudo que queria ser til, em que o acento “passava o dia deitado e a andar com a barriga para cima e para baixo”. Há uma Cantiga esdrúxula, onde entra a Mónica, uma máquina, uma mágica, uma métrica, uma música e uma tónica. As ilustrações continuam bem entregues a Afonso Cruz.
Esdrúxulas, Graves e Agudas, Magrinhas
e Barrigudas
Texto José Fanha
Ilustração Afonso Cruz
Edição Texto Editores
38 págs., 8,98 euros
Olhar para o céu é um bom exercício e não há criança que não se deslumbre com as estrelas ou não se impressione com a dimensão e mistérios do universo. Espreita o Espaço ajuda a perceber como se formou e se organiza este lugar imenso em que nos situamos. É um livro de folhas duras, com muitas abas para levantar. Aí encontram-se algumas respostas sobre o Big Bang, o sistema solar ou a Via Láctea. No final, um mapa de estrelas dá nomes e localizações ao que se observa nas noites estreladas. Este livro integra uma colecção alargada de temas científicos, com o título genérico Espreita. E quem não gosta de espreitar?
Espreita o Espaço
Texto Katie Daynes
Ilustração Peter Allen
Edição Porto Editora
16 págs., 13,02 euros
A página completa está aqui em baixo.