Helena Melo convida os leitores, na página Crianças do Público de hoje, para a festa do 11.º aniversário do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Ora leiam o que escreveu:
Artistas do Chapitô, que levam humor às exposições, e monitores de palmo e meio, que explicarão a ciência de alguns módulos e actividades, dão as boas-vindas aos visitantes do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, no dia do seu 11.º aniversário. É o início de um programa que se prolonga ao longo de todo o dia e que conta com música produzida por máquinas diabólicas, uma emissão da rádio científica Força Invisível, ateliers de fotografia e ainda pipocas, algodão doce e gelados com azoto líquido confeccionados no espaço A Cozinha é um Laboratório. Às 19h, é hora de soprar as velas e cantar os parabéns. Todo o programa em www.pavconhecimento.pt.
Lisboa Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (Parque das Nações). Tel.: 218917100 Amanhã das 11h às 20h. Gratuito
Os livros que divulgámos foram estes:
Uma história passada na cidade do Porto, num bairro popular. João, o protagonista, “vivia no primeiro andar de um prédio novo mas baixo, numa rua estreita de casinhas velhas, habitadas por gente pobre, onde pelo fim da tarde se ouvia, por vezes, a corneta de um azeiteiro, sempre acompanhado do seu burro: Travessa das Musas: assim se chamava a rua nesse tempo”. Um tempo que o autor João Pedro Mésseder descreve com muita clareza, recorrendo a palavras por muitos esquecidas (ou desconhecidas): locanda, zurzir, rapazio, impropérios, bulhas. Conta-se a aventura de um rapaz que se afoita a ir brincar com “os rapazitos rotos e de monco no nariz”. Objectivo: descer a rua num “tosco carrinho de rodas de metal e tábuas velhas”. Não se sabe se é um conto autobiográfico, mas desconfia-se. O laranja (muito) forte das ilustrações de Manuela São Simão absorve demasiado o olhar, não deixando que os restantes elementos revelem o valor que têm. É pena.
Conto da Travessa das Musas Texto João Pedro Mésseder Ilustração Manuela São Simão Edição Deriva Editores 32 págs., 12 euros
Mais um volume da colecção Gramofone. Este trata de onomatopeias e pontuação, mas também da saúde da Senhora Adriana. “Zzzz”, “cocorocó”, “hiiiiii”, “miau, miau” são alguns dos sons que se podem “escutar” numa história acelerada e cheia de contratempos. Começa assim: “Naquela manhã, a chuva fazia ploc ploc com tanta força que chegou aos ouvidos do Dr. Serafim poucos minutos antes do trrrrrim do despertador, interrompendo o seu ruidoso ressonar.” Quem a conta (bem) é Rosário Alçada Araújo e quem a ilustra (igualmente bem) é Afonso Cruz. No final, há informação didáctica e muito útil a cargo de Maria da Conceição Vieira da Silva, consultora pedagógica da colecção, que já vai em cinco títulos. Uff!
As Consultas do Dr. Serafim e a Bronquite da Senhora Adriana Texto Rosário Alçada Araújo Ilustração Afonso Cruz Editor Texto Editores 38 págs., 8,90 euros
Para escolher mais actividades, aqui fica a página completa