A página Crianças de hoje do Público está cheia de bichos. Helena Melo sugere uma ida ao Jardim Zoológico de Lisboa…
Miúdos dos 6 aos 12 estão convidados a passar um dia diferente no Jardim Zoológico de Lisboa. Safari no Zoo inclui visitas aos bastidores, participação no tratamento de alguns animais da Quintinha, possibilidade de interagir com algumas espécies, gincanas, jogos de pista e de exploração, uma caça ao tesouro e um peddy-papper. Até Novembro, estão ainda disponíveis as actividades Sábados Selvagens (percursos temáticos para pais e filhos maiores de 4, aos sábados a partir das 10h) e Quando os Animais Saem dos Contos (sábados e domingos das 10h às 13h, para crianças dos 4 aos 10).
Lisboa Jardim Zoológico de Lisboa (Estrada de Benfica, 158-160). Tel.: 217232920
Sáb. e dom. das 10h às 18h. Até Novembro. Bilhetes a 40 euros (inclui almoço e lanche)
… e nós também escolhemos livros com animais. Aqui estão eles.
Poemas felizes, cheios de criaturas (e caricaturas): burros, insectos, peixes, gatos e mochos. Mas também maçãs, cores, barcos e aviões. Histórias em verso, com ritmo e inspiração. Só um “cheirinho” do poema Semelhanças: “Podem chamar-me ignorante ou pateta, / mas eu acho o Elefante semelhante à Borboleta. / Abram os olhos e verão como eu tenho razão!” Versos de Cacaracá já tinha sido editado em 1984, com dedicatória aos netos e ilustrado por Juan Soutullo, filho do autor. Nesta edição, lançada na quinta-feira, as palavras surgem acompanhadas pelas imagens de Vasco Gargalo. Estão em boa companhia. António Manuel Couto Viana morreu no início de Junho, mas ainda teve tempo de ver a maquete final do livro. Certamente terá gostado.
Versos de Cacaracá
Texto António Manuel Couto Viana
Ilustração Vasco Gargalo
Design Fátima Buco
Edição Texto Editores
46 págs., 12,90 euros
Um bicho estranho num livro estranho, mas original e bem pensado. Começa com uma imagem oval não perfeita. “Encontrei um bicho estranho, quase parecia um ovo: gordo em cima, em baixo magro.” Depois, o leitor tem de seguir a seta que o encaminha para o plano seguinte. Aí, a imagem ganha novos elementos e o enigma sobre que bicho ali está vai sendo desvendado. Prática que se repete nas páginas que se seguem, com o texto a ajudar. Para a conclusão final, há que virar o livro ao contrário, mas a história também “se vira”. Se se quiser, até ao infinito. Integrado na colecção Livros para Sonhar, a editora diz que Um Bicho Estranho (edição cartonada) se dirige a “primeiros leitores”. Mas nós não nos importamos.
Um Bicho Estranho
Texto Mon Daporta
Ilustração Óscar Villán
Tradução Ana M. Noronha
Edição Kalandraka
14 págs., 6 euros
Mais ideias na página completa.