Na morte de José Saramago

Recordamos aqui o autor e o seu livro (para crianças) A Maior Flor do Mundo (ilustrado por João Caetano e editado pela Caminho).

Perguntava José Saramago, Nobel da Literatura português: “E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”

Veja/escute uma bonita versão deste livro na outra língua (e país) que o autor adoptou.

(Uma mensagem antiga de Letra pequena com o título Saramago para crianças está aqui.)

Noticiário no Público online aqui.

9 comentários a Na morte de José Saramago

  1. Só mais um comentário a acrescentar ao anterior: não comprei o livro, porque não gostei dele. Li-o na livraria e lá ficou a repousar. Mas quando vi o filme com as minhas filhas, comentou a mais velha (com 8 anos): porque é que ele diz que não sabe contar histórias para crianças? Eu acho que sabe perfeitamente! Achei piada, porque uma das coisas que detestei no livro foi precisamente a introdução – não sei contar histórias para crianças blá blá e se não conhecerem alguma palavra perguntem ao professor ou vejam no dicionário blá blá. Ora, para começar, é normal aprendermos palavras novas nos livros principalmente se formos crianças; depois até parece que as crianças só lêem livros na escola e que não há pais por perto para dizer o que querem dizer as palavras. O que qualquer criança normal faz quando não conhece uma palavra que lê num livro é perguntar o que é que ela quer dizer. Acho que não precisam de instruções do escritor, porque já vêem pré-programadas para o fazer. Enfim. Embirrações de leitor.

    Responder
  2. O filme é muito melhor do que o livro. aforei o filme, o livro nem tanto. Já com o Ensaio sobre a Cegueira aconteceu-me o contrário: adorei o livro, destestei o filme.

    Responder
  3. Muito bonito a sua forma de Homenagear Saramago. Concordo completamente com o que ele diz.Tudo é pequenino para lhe prestar a devida Homenagem….Aqui deixo a Flor do meu coração para Saramago que fui plantando e regando para ele e para Pilar ao longo destes anos que os acompanho.Vais ficar para sempre connosco no lugar dos Maiores Seres Humanos da Humanidade!!!"Só os "pequenos" e preconceitoados seres portugueses(felizmente uma minoria) não te deram o devido valor em Vida e agora hipocritamente querem aparecer nos média para "brilharem", falando de Ti….coitados….há mesmo portugueses de 1ª e de 2ª….Obrigada Letra Pequena …

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>