Avôzinho diz-me tu…

Lembram-se da Heidi e do avôzinho? Pois podem recordá-los no Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa. Uma sugestão de Helena Melo, na página Crianças do Público de hoje.

A história de Heidi – a menina órfã que vai viver para o campo com o avô que não conhece – contada pelo Grupo de Teatro Infantil AnimArte, a partir da obra da escritora suíça Johanna Spyri. Uma encenação de Sofia Espírito Santo que conta no elenco com jovens actores a partir dos sete anos e com nomes como Luis Ganito (o Carlitos de Conta-me Como Foi), Leonor Vasconcelos (a Matilde de Pai à Força) ou Maria Carolina (Super Miúdos). Maiores de 4.

Lisboa Jardim Botânico da Ajuda (Calçada da Ajuda).
Tel.: 214531277
Sáb. e dom. às 16h. 2ª a 6ª por marcação (escolas).
Até 18 de Julho. Bilhetes a 5 e 6 euros

O nosso contributo para a mesma página foi o que se segue:

No ano em que se assinalam 200 anos sobre o nascimento de Chopin, Miguel Sousa Tavares criou uma narrativa original a invocar o compositor. Apresenta-nos uma enorme família de coelhos e dá-nos conta da relação entre o pai coelho, Maltese, e um dos seus 53 filhos, Ismael. O 29.º e o escolhido para “aprender com ele tudo o que tinha para ensinar”. Sabia os segredos do bosque e dos homens: “Os homens são estranhos, Ismael. Nem sempre escolhem o que mais gostam, aquilo que os faz ser felizes.” O pequeno coelho aprendeu a linguagem dos humanos, mas não estava preparado para entender outra, a da música. Até que escutou Chopin ao piano. “Mas o que é isto, pai? Que som é este?”, perguntou depois de ter ficado “preso de encantamento”. “É a coisa melhor que os homens são capazes de fazer”, respondeu-lhe o pai, para acrescentar mais adiante: “Se pensarmos bem, a música não serve para nada.” No entanto, serviu para que Ismael se tornasse amigo de Chopin e lhe fizesse companhia nos últimos tempos de vida. Serviu para que Fernanda Fragateiro criasse belas e poéticas ilustrações. Serviu também de inspiração ao autor para uma história bonita. É assim a música.

Ismael e Chopin
Texto Miguel Sousa Tavares
Ilustração Fernanda Fragateiro
Edição Oficina do Livro
62 págs., 14,50 euros

Mais um livro de actividades e jogos com uma personagem que muitos miúdos conhecem da televisão e de quem normalmente gostam bastante: Pocoyo. Destinado a crianças até três anos, o livro pretende estimular as competências próprias destas idades através de jogos e passatempos. Assim, organiza-se em Jogos para Aprender, Pintar é Divertido e Repetir e Desenhar. No final, um guia para pais contribui com mais ideias para explorar as aprendizagens das crianças nesta fase de desenvolvimento: motricidade, coordenação manual, atenção, percepção, conceitos matemáticos simples. Seguindo sempre o lema da colecção — rir e aprender.

Brinca e Aprende com o Pocoyo, +2
Imagens Zinkia Entertainment S.A.
Tradução e edição Publicações Dom Quixote
40 págs., 6,95 euros

Aqui fica a página completa, com outras sugestões interessantes para toda a família.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>