Cada aluno é importante

A frase que escolhemos para título desta mensagem foi “roubada” ao livro A Educação na Finlândia — Os Segredos de Um Sucesso. Isto porque o principal segredo do (invejável) sistema de ensino finlandês é esse mesmo: cada aluno é importante.

O autor, Paul Robert, é director da escola 6.º/9.º anos Lou Redounet, no Gard, França. “Visitou a Finlândia integrado numa equipa de representantes de vários países, com o objectivo de conhecer directamente o sistema de ensino finlandês”, lê-se na contracapa do livro.

Em resultado dessa visita publicou (em 2006) este texto no site www.meirieu.com. Um grupo de professores da Escola Secundária D. João II, de Setúbal, leu-o e pediu ao autor permissão para o traduzir e divulgar em Portugal. Ele aceitou e a Edições Afrontamento tratou do resto.

No original, o artigo tem por título L’Éducation en Finlande — Les secrets d’une étonnante réussite. No posfácio, Maria José Simas (que integra a equipa de professores/tradutores do texto) interroga-se “porquê étonnante (surpreendente)? Para que serve afinal a escola pública se ficamos surpreendidos, espantados, atónitos como o seu sucesso? (estarrecidos, alguns de nós!). Aqui, em Portugal, haverá eco deste espanto sentido por Paul Robert, um francês, director de uma escola francesa? Se sim, por que razão?
Para que serve, a quem serve, de que serve a escola pública?

Vale mesmo a pena ler o livro e reflectir sobre o que se pode “importar” deste modelo para as escolas portuguesas. Letra pequena convida o leitor/visitante a fazer o exercício de pensar em finlandês!

A Educação na Finlândia — Os Segredos de Um Sucesso
Texto Paul Robert
Ilustrações Bruno Galrito
Tradução Francilia Neto, Arlindo Pereira, Maria José Simas, Jaime Pinho
56 págs., €6

2 comentários a Cada aluno é importante

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>