O destaque de Helena Melo na pág. Crianças do Público de hoje vai para as útimas actuações do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.
Uma courgette talentosa, uma melancia campeã desportiva e uma batata-doce premiada como rainha de beleza invadem este fim-de-semana, pela mão dos britânicos Plunge Boom, o Jardim das Oliveiras, no Centro Cultural de Belém (maiores de 4). Já o Pequeno Auditório recebe uma actuação do grupo holandês Musiscoop e dos seus animais de circo – que mostram alguns truques, acompanhados de música ao vivo, quando projectados numa tela (dos 2 aos 8). Os dois espectáculos encerram o FIMFA Lx10 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, que se despede de Lisboa este fim-de-semana com espectáculos ainda no Museu da Marioneta e no Teatro Nacional D. Maria II. Todo o programa em http://fimfalx.blogspot.com.
Lisboa Centro Cultural de Belém – Sala de Ensaio e Jardim das Oliveiras. Tel.: 213612400.
Hoje às 15h30. Amanhã às 11h30. Bilhetes a 5 euros (O Grande Circo de Luz)
Hoje às 14h30 e 16h20. Amanhã às 12h20 e 15h30. Gratuito (As Amas dos Legumes)
Os livros que divulgámos foram estes:
Uma casa conta-nos a sua história e a de tudo aquilo a que assistiu. Embora sobre a porta esteja inscrita a data de 1656, a Casa só dá a conhecer o que se passou entre 1900 e 1999: “Vi famílias a crescer e árvores a cair. Ouvi risos e pistolas, conheci tempestades, martelos e serras e, por fim, o abandono. (…) Esta é a minha história do século vinte, contada do cimo do velho monte.” J. Patrick Lewis resume, numa linguagem poética e inspirada, os diferentes períodos da história de uma família (espelho de muitas outras). A sucessão das estações do ano e dos conflitos dos homens é muito bem retratada nas ilustrações hiper-realistas (e cheias de pormenores e referências temporais) de Roberto Innocenti, que recebeu em 2008 o Prémio Internacional de Ilustração Hans Christian Andersen. Muito irónica (e verdadeira) a imagem final da casa. “E a Casa das vinte mil histórias, onde está? Não reconheço esta minha morada.”
A Casa
Texto J. Patrick Lewis
Ilustração Roberto Innocenti
Tradução Gabriela Rocha Alves
Edição Kalandraka Editora
72 págs., 19 euros
Um conjunto de lengalengas sobre o sono e de como a sua privação complica a vida a toda a família e causa vários desequilíbrios de saúde. “A Família Pardal dorme mal/ O Pai, a Mãe e três Filhos/ Dormem todos muito mal/ Têm montes de sarilhos.” O livro será lançado na próxima terça-feira, Dia Mundial da Criança, na Livraria Bertrand do Centro Comercial Amoreiras, Lisboa, às 18h30. O texto foi criado por uma médica neurologista (Teresa Paiva) e por uma psicóloga (Helena Rebelo Pinto) que aproveitam para brincar com palavras ligadas às boas práticas de dormir: Corte-e-Sol (cortisol), Tio Orex (orexina), Tiró-ide (tiróide). No final do livro, já a Família Pardal (que aprendeu a lição) está muito mais tranquila: “Andam todos animados/ A brincar e a sorrir/ Têm tudo preparado/ Quando é hora de dormir.” As coloridas ilustrações de Danuta Wojciechowska também ajudam a embalar. Bons sonhos.
Dormir É Bom, Dormir Faz Bem
Texto Teresa Paiva e Helena Rebelo Pinto
Ilustração Danuta Wojciechowska
Edição Bertrand Editora
46 págs., 12,90 euros
Aqui fica a página completa