Festival de escultura em areia


A página Crianças de hoje no Público destaca as esculturas em areia que todos os anos se instalam em Pêra. Uma escolha de Helena Melo.

Tem abertura ao público e inauguração oficial marcada para hoje – às 19h00 – a oitava edição do Festival Internacional de Escultura em Areia, este ano dedicado ao tema Mundo Vivo, uma homenagem à fauna e à flora do planeta Terra. Um grande gorila do Congo, leões, um panda gigante, hipopótamos, preguiças da Amazónia, enormes dinossauros ou um vulcão são algumas das atracções desta cidade de areia esculpida por cerca de meia centena de escultores de várias nacionalidades. Há ainda actividades de escultura em areia para todas as idades, espectáculos ao vivo e projecções de vídeo sobre a construção do FIESA. Mais informações em www.prosandart.com.

Pêra Areias de Pêra (Algarve). Tel.: 969459259/282317084
Todos os dias das 10h00 às 00h00. Até 22 de Outubro (até às 20h a partir de 15 de Setembro). Bilhetes a 4,50 e 8 euros (gratuito até aos 5)

Os livros para o fim-de-semana são estes:

É um livro mas também um filme, do mesmo realizador de Eduardo Mãos de Tesoura, Tim Burton, aquele cineasta difícil de adjectivar (entre o fascinante e o chocante, passando pelo que se quiser). O Estranho Mundo de Jack conta a história de um esqueleto, habitante de Halloween, que consegue entrar na Cidade do Natal e raptar o Pai Natal, substituindo-o: “Querido Pai Natal, parece vergonhoso/ Que seja sempre o senhor o mais generoso!/ Isso de dar presentes também eu consigo! Desta vez trocamos: o Natal é comigo.” A troca não irá correr lá muito bem, pelo que o Pai Natal acabará por recuperar o seu posto, depois de uma noite assustadora para várias crianças. Aplausos para a tradução de Margarida Vale de Gato. O autor já não precisa.

O Estranho Mundo de Jack
Texto e ilustração Tim Burton
Tradução Margarida Vale de Gato
Edição Orfeu Negro
42 págs., 17,50 euros

Retirado do álbum Tinta Permanente de Sérgio Godinho (1993), o poema O Primeiro Gomo da Tangerina fala da primeira vez que uma menina prova o fruto. Ora escutem: “Todos vieram ver a menina/ Ao primeiro gomo da tangerina. / Menina atenta não experimenta/ sem primeiro saber do cheiro/ o sabor nos lábios/ Gestos sábios (…)” Ao talento do cantor, junta-se o de Madalena Matoso, que ilustrou a história-canção através de recortes e colagens, que convidam a explorar as imagens atentamente. Há muitos pormenores curiosos que se descobrem nesta feliz composição gráfica. Com imagem, música e palavras, vemos, ouvimos e lemos. Tangerina-fruto e Tangerina-editora é pura coincidência. Mas calha bem.

O Primeiro Gomo da Tangerina
Texto Sérgio Godinho
Ilustração Madalena Matoso
Edição Planeta Tangerina
32 págs., 12,50 euros

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>