Os piratas de Vila Moleza

Neste sábado, Helena Melo convida os leitores a assistir ao espectáculo A Aventura dos Piratas. Foi a primeira escolha da página Crianças do Público de hoje.

Depois de “conquistar” a Islândia, onde tudo começou, e de viajar por vários países do mundo, o musical Vila Moleza ao Vivo – A Aventura dos Piratas chega a Portugal. Criado a partir da série infantil Vila Moleza, concebida por Magnus Scheving, conta a aventura que Sportacus e Estafania vão viver a bordo de um barco de piratas. Uma aventura com saltos e acrobacias, papagaios e tesouros por descobrir e um cenário que promete provocar alguns sustos e gargalhadas.

Santa Maria da Feira Europarque. Tel.: 256370222
Hoje às 11h, 15h e 19h. Amanhã às 11h e 15h. Bilhetes de 15 a 27,50
Lisboa Pavilhão Atlântico (Parque das Nações). Tel.: 218918471
Dia 1 de Maio às 11h, 15h e 19h. Bilhetes de 15 a 30 euros

O livro que divulgámos na mesma página foi este. Letra pequena já tinha informado que a Bruaá iria lançar Lágrimas de Crocodilo.

Um livro muito original, criado em 1956 por André François e editado pelo seu amigo editor e fotógrafo Robert Delpire. Numa tentativa de explicar a uma criança o que são afinal lágrimas de crocodilo, o leitor é convidado a fazer uma viagem absurda até ao Egipto. Depois de lá chegar e de escolher o crocodilo “com a medida certa” para caber na “longa caixa para crocodilos”, há que enviá-lo “pelo correio”. (O que explica o formato de caixa-envelope da edição.) Até se perceber que as lágrimas do crocodilo são um falso arrependimento (depois de ter dado uma valente dentada em alguém), há que conhecer melhor a personalidade do animal. O que é feito numa narrativa simples, como legendas de imagens. Todas irónicas e muito expressivas.

À época da primeira edição do livro (que venceu o New York Times Best Illustrated Book), “a esmagadora maioria dos livros infantis caracterizava-se pelo seu pendor didáctico e moralizante”, escreve Miguel Gouveia, editor da Bruaá, justificando assim o facto de Lágrimas de Crocodilo se impor “como um marco histórico na evolução do livro infantil e daquilo que mais tarde se viria a apelidar de álbum”. Mais de 50 anos depois, o livro e o objecto continuam deliciosos.

Lágrimas de Crocodilo
Autor e ilustrador André François
Tradutor Miguel Gouveia
Editor Bruaá Editora
40 págs., 16 euros

A página completa, com mais sugestões de actividades em família, está já aqui em baixo.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>